Portal IFNMG - Professora do IFNMG-Campus Januária participará de curso de inglês nos Estados Unidos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2018, 18h01 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2018, 18h16

Ivonilde P. Mota AlkmimA professora de língua inglesa, no IFNMG-Campus Januária, Ivonilde Pereira Mota Alkmim já está fazendo as malas para embarcar para os Estados Unidos, onde participará do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês. O programa faz parte de uma das ações da Fulbright Brasil e é destinado a professores brasileiros de língua inglesa da rede pública da educação básica. Para Minas Gerais, foram oferecidas 17 vagas.

Ivonilde foi uma das contempladas com uma bolsa para fazer um curso de seis semanas, com aulas diárias, no período de 15 de janeiro a 22 de fevereiro. Entre os benefícios, a oportunidade oferta passagem aérea de ida e volta, alojamento, seguro-saúde, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos.

Oportunidade

“Será uma experiência enriquecedora”, acredita Ivonilde. E será mesmo. Os professores serão distribuídos por diversas cidades nos Estados Unidos. Ivonilde mais um grupo de aproximadamente 50 professores ficarão em Manhattan, em Nova Iorque, na Saint Jonh’s University. Lá, além das questões linguísticas, os professores terão a oportunidade de conhecer mais os aspectos histórico-culturais do país.

“Por se tratar de um curso ofertado num país onde a língua inglesa é nativa, todo esse conhecimento, com certeza, influenciará em nossas práticas de ensino. Todo professor de língua inglesa deveria ter a oportunidade de participar de um curso de aperfeiçoamento como esse”, afirma a professora.

Ivonilde tem razão. A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG defende que todos os professores, especialmente do Instituto, possam viver essas experiências. “Sabemos o quanto esses intercâmbios refletem positivamente no dia a dia profissional, na sala de aula. Ficamos muito felizes quando os próprios servidores possuem essa iniciativa de se qualificar”, aponta a coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras no IFNMG, Roberta Silva Santos.

Iniciativa

A professora Ivonilde ficou sabendo do programa quando ainda trabalhava na rede estadual de Minas Gerais. “Nesta ocasião, eu estava estudando para o concurso do IFNMG, então não desviei meu foco. Não tentei, mas sempre tive interesse em participar dessa seleção”, contou.

O tempo chegou. “Fazer parte de um curso de aperfeiçoamento profissional desse porte, representar minha instituição e a minha cidade, Januária, nos Estados Unidos é para mim não só uma questão de trabalho, mas de realização pessoal”. Ela embarcará no dia 12 de janeiro.

O IFNMG deseja uma boa viagem!