Portal IFNMG - Servidor do IFNMG apresenta artigos em Congresso Internacional e recebe menção honrosa por trabalho sobre o Programa de Aquisição de Alimentos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidor do IFNMG apresenta artigos em Congresso Internacional e recebe menção honrosa por trabalho sobre o Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 16h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 08h03
O trabalho mencionado foi uma pesquisa de campo realizada na comunidade de Planalto Rural em Montes Claros
imagem sem descrição.
O assistente social Rony Enderson de Oliveira, que trabalha na Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, está em Montevidéu, no Uruguai, participando do XXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología: “Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio".
 
Ele apresentou três artigos durante o evento, que termina nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro. São eles: "O Programa de Aquisição de Alimentos e contribuições para fortalecimento da agricultura familiar"; "Agricultura familiar e políticas públicas: uma breve contextualização"; e "Programa de Aquisição de Alimentos/PAA  e suas contribuições para criação e acesso a novos mercados, segurança alimentar e nutricional para os agricultores familiares na comunidade de Planalto Rural no norte de Minas Gerais". Este recebeu menção honrosa da banca que avaliou os trabalhos.
 
O trabalho reconhecido, de acordo com Rony, "tem como objetivo refletir como o Programa de Aquisição Alimentos/PAA, criado no ano de 2003, tem contribuído para criação e acesso a novos mercados e também sua influência na segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares da comunidade de Planalto Rural em Minas Gerais/Brasil".
 
Da pesquisa às políticas públicas
 
O servidor explica que o trabalho foi uma pesquisa de campo na comunidade de Planalto Rural em Montes Claros que buscou prospectar as principais contribuições da política pública na região e levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares. "A relação com a Extensão está na pesquisa e no envolvimento com a comunidade, a fim de entender as principais demandas da comunidade e levar as demandas para o IFNMG para possíveis ações de Extensão e de Pesquisa", defende o servidor.
 
Para o assistente social, a participação no evento abre perspectivas no processo de atuação enquanto servidor do Instituto. "Também nos proporciona conhecer demais estudos sobre o tema, o que contribui para a nossa atividade e para uma possível pesquisa de doutorado", planeja.
 
Os três artigos são resultados de sua pesquisa de mestrado, realizado na  UFVJM, no Programa de Mestrado em Saúde, Sociedade e Ambiente, e escritos em parceria com sua orientadora, a professora Silvia Regina Paes.
Fim do conteúdo da página