Portal IFNMG - No primeiro dia da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Montes Claros, italiana fala sobre projeto de cidade inteligente Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 17h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 07h54
imagem sem descrição.
Até o dia 29 de novembro, acontecerá no IFNMG-Campus Montes Claros a I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação abrange palestras, oficinas e mesas-redondas com profissionais que vão abordar temas relevantes para a sociedade atual. Isso, inclusive, foi uma preocupação da organização do evento, composta pela professora da área de Matemática Neila Marcelle Gualberto Leite, pelo coordenador de Extensão, Mário Sérgio Silveira, e pelo coordenador de pesquisa, Marcos Aurélio Duarte, em parceria com a Empresa Júnior do IFNMG, Uai Code.  "Pensamos em uma programação que traga à tona temas atuais, como gestão de resíduos sólidos, energia fotovotaica  e a posição  da mulher dentro das ciências, principalmente na área de exatas", diz a professora Neila, coordenadora geral do Sinepe 2017.

O grande nome do primeiro dia do Sinepe foi o da palestrante Susanna Marchionni, italiana, formada na Universidade de Turin. Ela é sócia e administradora das empresas SG Desenvolvimento e Planet, que executa o projeto Cidade Inteligente Social na localidade de Croatá, em São Gonçalo do Amarante (CE), ao longo da BR-222.  O projeto dessa cidade inteligente ficou em US$50.000.000,00 e nenhum recurso veio do governo. "A BR-222 é uma importante via comercial e industrial do estado do Ceará  e sua proximidade com importantes polos econômicos da região, como Porto do Pecém, Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e ZPE,  faz com que ela se torne um atrativo para investidores", explica o professor Marcos Aurélio Duarte.

A palestra foi possível graças a uma parceria do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecologia e enisno Superior do Estado de Minas Gerais que oportunizou que a palestrante participasse do fechamento do evento Porteirinha Tech Day no dia 24 de novembro.

Foco no desenvolvimento

Assunstos como esse da Cidade Inteligente oportunizam, segundo o diretor-geral professor Renato Afonso Cota,  aos estudantes e servidores do IFNMG uma reflexão sobre "ações inovadoras no âmbito do ensino, pesquisa e extensão de forma a contribuir ainda mais com o desenvolvimento regional e nacional".

O diretor aproveita para informar que o Campus Montes Claros está completando 7 anos. "Tivemos a ideia de fazer um selo comemorativo e utilizá-lo em todas as nossas ações do Campus, culminando na cerimônia de inauguração das novas obras do Campus Montes Claros", destaca. Serão inaugurados, no dia 08 de dezembro, às 9h, quatro prédios: Ensino II, Laboratório de Edificações, Almoxarifado e Garagem. O IFNMG - Campus Montes Claros fica na rua Dois, nº 300 - Village do Lago II - Montes Claros-MG.

As inscrições para o Sinepe são gratuitas. Basta se inscrever na página Oficial do Sinepe no Facebook. Clique aqui para acessá-la.