Portal IFNMG - IFNMG lança edital para encontrar projetos inovadores Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG lança edital para encontrar projetos inovadores

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 16h53 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h24
imagem sem descrição.
Quer uma ideia? Leia esta notícia. O IFNMG publicou edital que vai organizar o Desafio Clube do Empreendedor. A oportunidade é para todos os alunos do Instituto, tanto dos cursos presenciais quanto dos cursos a distância. E não importa se o estudante cursa o ensino médio, técnico, graduação ou pós-graduação. Basta ter ideias de negócios e ou de criação de valor, que explorem a relação do economicamente/comercialmente viável, criação de valor social e melhoria de processo. Basta ter uma ideia empreendedora. E não é preciso pensar sozinho, pois a proposta deverá ser apresentada em dupla, que pode ser formada por alunos de diferentes níveis, cursos e modalidades de ensino.
 
A dupla deverá indicar um representante – membro da dupla, que será o responsável por efetuar a inscrição no Desafio.
 
O período de inscrições é de 02 a 13 de outubro de 2017. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pelo membro responsável pela equipe por meio do formulário disponível no edital. Deve-se apresentar, ainda, no ato da inscrição, o modelo Canvas da proposta em envelope identificado externamente com o nome da equipe proponente na Diretoria/Coordenação de Extensão do Campus.
 
Do desafio à estratégia
 
Para quem não sabe, o responsável pelo Núcleo Relações com o Mundo do Trabalho e da Educação Técnica e Tecnológica, o administrador e servidor do IFNMG/ Reitoria, Wadingthon Veloso Silva,  explica o que é o Canvas: é um instrumento que colabora para que empreendedores e gestores possam planejar, desenhar, por meio de uma mapa visual, um modelo de negócio. "Com este projeto, iremos mostrar aos estudantes que empreender também é uma forma de obtenção de renda, pensar fora da caixa e coragem de criar", defende o administrador.
 
Ele ainda dá algumas dicas: "Na exploração da relação econômica, podemos citar negócios que serão criados a partir da percepção do empreender em alguma necessidade da sociedade ainda não atendida. Quanto ao valor social, podemos citar a o desenvolvimento de tecnologias, processos e serviços, cujo objetivo não é a geração de lucro, mas, sim, amenizar ou sanar uma mazela social, exclusão, etc. Na melhoria de processos, podemos citar um melhor aproveitamento da água".
 
Etapas
 
O Desafio Clube do Empreendedor será dividido em duas etapas: Etapa Local, que será realizada em cada Campus, onde será escolhida a dupla com a melhor ideia; Etapa Central, que será realizada no Campus Arinos.
 
Na Etapa Local, a dupla fará apresentação oral da sua ideia no seu Campus de origem, para que, dentre as propostas apresentadas, seja escolhida a ideia vencedora. Na Etapa Central, a dupla fará apresentação oral da sua ideia no Campus Arinos, para que, dentre as propostas apresentadas pelas duplas vencedoras da Etapa Local, seja escolhida a ideia vencedora. As apresentações orais serão presenciais, com a participação da dupla, podendo utilizar recursos multimídia para apresentar as propostas rigorosamente dentro do tempo máximo de 10 minutos. A data da Etapa Local será definida pelo Campus, já a Etapa Central será no dia 08 de novembro.
 
Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: a dupla vencedora da Etapa Local receberá uma medalha. À dupla vencedora e ao professor/técnico-administrativo orientador da Etapa Central serão concedidos auxílio-viagem para participarem de um evento de empreendedorismo ou inovação regional ou nacional.
 
Os esclarecimentos e informações adicionais sobre o Desafio Clube do Empreendedor poderão ser obtidos na Pró-Reitoria de Extensão. O telefone é 38 3201-3080 e o e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 
Nós já demos a ideia. Agora, mostrem-nos a sua!
 
Fim do conteúdo da página