Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG desembarcam em Portugal Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG desembarcam em Portugal

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 17h34 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24

José Mendes dos Santos Júnior, Fernanda Alves Costa e Wêudson Alves Mendes (foto) são estudantes do IFNMG e ainda não tinham viajado para o exterior. Esse passado não lhes pertence mais. Eles estão em Portugal, onde vão estudar por um semestre no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). 

Intercambistas

A oportunidade é decorrente do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Duas das bolsas custeiam passagem aérea, seguro-saúde e bolsa mensal de € 300,00, financiados pelo Instituto, e acomodação e alimentação fornecidos pelo IPB. Uma bolsa, a de José Mendes, não cobre alimentação e acomodação, o que deve ser custeado pelo próprio aluno. Isso não foi obstáculo para o acadêmico de 21 anos, do curso de Agronomia do Campus Januária. 

“O intercâmbio me proporcionará novos horizontes, perspectivas e possibilidades. É algo que me trará uma ótica além da sala de aula. Tenho convicção que o intercâmbio vai ter uma influência muito grande na minha carreira profissional, pois possibilitará uma bagagem mais diversificada de conhecimento, por meio da permuta de entendimentos com diferentes acadêmicos, professores e pesquisadores da área agronômica”, justifica o esforço que José e sua família tiveram para tornar possível a viagem. 

E não foi esse o único esforço. Tiveram que correr contra o tempo para providenciarem os documentos necessários, como passaporte e visto. Mas nada disso foi obstáculo. “O principal desafio para conseguir essa oportunidade, a princípio, é a coragem de deixar a zona de conforto em que estou acostumada e todas as pessoas que são importantes em minha vida”. É o que pensa Fernanda Alves Costa, 22 anos, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Campus Almenara. 

Não é só um intercâmbio, é a realização de sonhos 

Enquanto seus familiares e amigos estarão na torcida por eles, Wêudson Alves, José Mendes e Fernanda Alves vão cursar disciplinas e/ou realizar estágios dentro de um curso de graduação do IPB, que seja equivalente ao curso de origem no IFNMG, para a solicitação de aproveitamento de estudos. 

Além dessa responsabilidade, a coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras no IFNMG, Roberta Silva Santos, destaca que eles têm outra tarefa: “representar bem o nosso país e a nossa instituição”. 

E os estudantes não vão decepcionar, pois sabem que, afinal, não é todo mundo que tem a oportunidade de ser contemplado com uma bolsa para estudar no exterior. Também  não é um exagero afirmar que uma bolsa dessa é a realização de um sonho. Parece exagero? Não para Wêudson Alves, 22 anos e acadêmico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Salinas. 

“Sempre foi o meu sonho algum dia estar em um ambiente ou realidade diferente da qual estou acostumado, principalmente para poder aprender coisas novas, conhecer novas pessoas e novas culturas”, afirma o intercambista. 

Roberta Santos, que já viu diversos alunos serem beneficiados com bolsas da Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, não esconde a emoção cada vez que um estudante brasileiro parte do Brasil para estudar no exterior. “Quanta alegria, quanto orgulho! São sonhos realizados. Parabéns, IFNMG, gestores e professores por apoiarem e darem a oportunidade para desenvolvermos essas ações. A mobilidade acadêmica promove conhecimento técnico, cultural, científico, respeito às diversidades e, principalmente, agrega valores. Estou muito feliz por eles”. 

Wêudson, José e Fernanda, quando voltarem, queremos saber os conhecimentos técnico, cultural, científico e as histórias que vão trazer na bagagem. Não se preocupem, não há limite de peso. Aproveitem bastante!

Fim do conteúdo da página