Portal IFNMG - 136 alunos-atletas de nove campi representam o IFNMG na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

136 alunos-atletas de nove campi representam o IFNMG na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 12h22 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24

jif 2017De 22 a 31 de agosto, 136 alunos-atletas de nove campi do IFNMG participarão da etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), que será realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytcazes, no Rio de Janeiro. Os estudantes do IFNMG conquistaram as vagas ao vencerem em suas modalidades nos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), realizados no Campus Pirapora no início de julho.

A competição no Rio de Janeiro reunirá mais de 1000 estudantes e 130 servidores do IFF, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IFNMG, IFSP e IFES. Na semana de 22 a 27 de agosto serão realizadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol e handebol; e na semana seguinte, de 28 a 31 de agosto, serão disputadas as modalidades de futebol, natação, atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa e vôlei de areia. 

As tabelas completas podem ser acessadas nos links: Primeira etapa (22 a 27/08) e segunda etapa (28 a 31/08).

Para a Pró-Reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, a participação dos alunos do Instituto nesta etapa sudeste cumprirá com vários objetivos, como estimular a prática esportiva, a formação cidadã e a convivência e integração com alunos de várias outras cidades, bem como levar o nome e o trabalho do IFNMG. “Os jogos são muito mais que uma competição. Significam poder experimentar a sensação de estar vivo e saber que pode ser melhor a cada dia. Além disso, é um momento no qual o indivíduo se encontra com o coletivo na construção de algo maior que ele mesmo. Isso implica em sentir em seu corpo e em sua alma valores como solidariedade, justiça, bem comum e superação", ressalta a Pró-Reitora

Para o professor de Educação Física do IFNMG - Campus Arinos e representante do IFNMG na Comissão Organizadora Permanente do V JIF Sudeste, Romualdo Ferreira dos Santos, os alunos percebem que os jogos possibilitam o intercâmbio sociocultural e o ensino-aprendizagem além dos muros da escola. "Os jogos representam para os estudantes uma nova forma de aprender o sentido de cidadania, conhecendo novas regiões com culturas diversificadas e convivendo com os diferentes de forma harmoniosa", destaca Romualdo.

Os campi do IFNMG que venceram a etapa interna e representarão o Instituto em cada modalidade são:

- Futsal feminino: Campus Araçuaí
- Futsal masculino: Campus Pirapora
- Voleibol masculino: Campus Arinos
- Voleibol feminino: Campus Arinos
- Basquetebol feminino: Campus Pirapora
- Basquetebol masculino: Campus Arinos
- Handebol feminino: Campus Araçuaí
- Handebol masculino: Campus Pirapora
- Futebol de campo masculino: Campus Salinas
- Natação: Campus Montes Claros, Campus Pirapora, Campus Salinas e Campus Almenara
- Atletismo: Campus Januária, Campus Pirapora, Campus Avançado Porteirinha, Campus Salinas, Campus Almenara e Campus Avançado Janaúba.
- Xadrez: Campus Pirapora e Campus Pirapora
- Tênis de mesa: Campus Pirapora e Campus Almenara
- Vôlei de areia feminino: Campus Arinos
- Vôlei de areia masculino: Campus Almenara

DSC 0399 copiar

Os representantes do Instituto garantiram vaga na etapa sudeste dos Jogos ao vencerem em suas modalidades no JIFENMG 2017, realizado em julho no Campus Pirapora

Fim do conteúdo da página