Portal IFNMG - Projeto Interligados dá uma forcinha para que servidores do IFNMG aprendam uma língua estrangeira Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto Interligados dá uma forcinha para que servidores do IFNMG aprendam uma língua estrangeira

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h40 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h45

Uma reportagem publicada no site da Revista Exame apresenta um dado preocupante sobre o domínio de um segundo idioma no Brasil: “apenas 5% da população falam uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês”.

Para a coordenadora do Programa Idioma sem Fronteiras no IFNMG, Roberta Silva Santos, essa realidade não está distante do Instituto. Uma pesquisa aplicada para os servidores do IFNMG constatou que 74% dos servidores realizaram cursos de língua estrangeira, no entanto, mais da metade dos respondentes afirmaram que não concluíram o curso. Além disso, menos de 15% afirmaram estar estudando algum idioma atualmente. “Desse modo, percebemos que é necessário conscientizar tanto alunos quanto servidores em relação à importância de dominar uma língua, uma vez que constantemente há oportunidades que exigem do candidato o conhecimento numa língua estrangeira”, alerta a coordenadora.

Foi dessa situação que surgiu o Projeto Interligados, que consistirá na realização de uma série de ações com o propósito de motivar servidores e alunos a aprender uma língua estrangeira. A primeira ação do projeto, que está sendo desenvolvido pela Assessoria de Relações Internacionais, é a publicação na página oficial no Facebook do IFNMG de expressões em inglês e em espanhol, a fim de contribuir para o aprendizado. Também foram afixados nos prédios da Reitoria cartazes, que serão atualizados semanalmente, com expressões e curiosidades em inglês e espanhol.

Internacionalização

O Interligados, que tem esse nome devido ao avanço tecnológico, à globalização e ao estreitamento entre as nações, tem a função de ajudar a consolidar a política de internacionalização do Instituto por meio da compreensão de que uma língua estrangeira é fundamental para a carreira profissional, para a aquisição de conhecimento e para manter a comunicação.

“Temos que iniciar as ações de internacionalização dentro do nosso espaço de trabalho, assim esperamos que essa iniciativa proporcione encorajamento e estímulo para que nossos servidores busquem a aquisição de um novo idioma”, defende Roberta.

A servidora Kesiane Magalhães Castro aprovou a iniciativa. “Já que o Instituto almeja a internacionalização, os servidores têm que saber, pelo menos, o básico de uma língua estrangeira, pois isso ajudaria na interação entre os servidores e intercambistas, por exemplo”, aponta Kesiane.

O IFNMG tem se preocupado em formar alunos que dominem uma segunda língua. Para tanto, diversas ações têm sido desenvolvidas a fim de proporcionar e democratizar o ensino de uma língua estrangeira. “Podemos citar, por exemplo, os cursos do e-tec idiomas (inglês e espanhol) ofertados pelo CEAD, temos os Centro de Línguas que estão em fase de implementação, bem como programas de mobilidade acadêmica tanto para receber alunos estrangeiros como para enviar alunos para o exterior”, informa Roberta.

Fim do conteúdo da página