Portal IFNMG - Festas de Agosto dão boas-vindas a intercambista italiano Ir direto para menu de acessibilidade.

Festas de Agosto dão boas-vindas a intercambista italiano

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 18h47 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 19h15
imagem sem descrição.

Não tem data mais oportuna para conhecer um pouco da história de Montes Claros que o mês de agosto: o mês dos catopês, dos marujos, dos caboclinhos e das fitas coloridas que enfeitam as principais ruas do centro da maior cidade do Norte de Minas. O intercambista Vincenzo Cassetta, 16 anos, chegou há dez dias, e já sentiu todo esse clima. Foi recepcionado pela animação que o mês de agosto traz consigo. Terá muito o que aproveitar durante os três meses de intercâmbio na cidade.

A vinda do jovem estudante foi possível graças a uma parceria da AFS com o IFNMG. A AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos que organiza os trâmites de viagens de intercâmbio, contando, para isso, com família voluntárias que hospedam os intercambistas.

Vincenzo é da cidade de Andria, da região da Puglia, província de Barletta-Andria-Trani, e está estudando no IFNMG-Campus Montes Claros, onde terá que cumprir todas as obrigações que os alunos do terceiro ano do ensino médio, do curso técnico integrado em Química, cumprem.

Para o presidente da AFS Comitê Montes Claros, Carlos Tavares, toda essa imersão na cultura brasileira, especificamente, na cultura do Norte de Minas, proporcionará que Vincenzo desenvolva suas habilidades pessoais, interpessoais, cultural e global.

Em um momento de integralização entre Vincenzo e seus colegas do IFNMG-Campus Montes Claros, Carlos aproveitou para apresentar a importância de fazer um intercâmbio: “conquistar a independência, adquirir conhecimento, ter uma experiência de vida em outro país, aprender a administrar o novo e superar as dificuldades”.

A coordenadora do Programa Idioma sem Fronteiras no IFNMG, Roberta Silva Santos, destaca que é a primeira vez que o Instituto está recebendo um intercambista por meio da parceria com a AFS. “Somos pioneiros, enquanto Instituto Federal, na assinatura desse convênio”, afirma Roberta.

Momento de integralização

A fim de promover um momento de acolhimento e de integração do Vincenzo com sua turma pelos próximos meses, a Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG organizou um encontro para explicar aos colegas do intercambista como funcionará todo o processo de imersão do italiano no Instituto.

“Esse momento de integralização foi pensado por causa das outras experiências com os estrangeiros que já recebemos. O primeiro impacto dos intercambistas que chegam no IFNMG é uma insegurança, uma vergonha, o que a gente deseja é romper com essa barreira, oportunizando um momento de acolhimento pela turma que recebe o intercambista”, explica a servidora.

Durante a ocasião, foram realizadas dinâmicas mostrando as características e as peculiaridades da nossa região. Com menos de duas semanas, Vincenzo já está se saindo muito bem. Já sabe o que é açaí, pequi, feijoada, feijão tropeiro e até arrisca algumas frases em português. Inclusive, aprender o idioma é um dos seus principais objetivos. “Será uma boa experiência que mudará minha vida. Vou aprender muitas coisas”, diz o italiano. A bolsista de gestão em Ciência e Tecnologia da Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, Gabriella Fonseca, garante: “Em três meses dá para aprender muita coisa”. Não vão faltar pessoas que o motivem a concluir sua experiência no Brasil. “Nossa turma é muito calorosa. Será uma experiência mútua. Já estamos todos sensibilizados para ajudá-lo”, assegura a estudante Anne Beatriz Mendes Ruas.

Para conhecer mais sobre a AFS, cadastrar-se como família voluntária ou realizar um intercâmbio, clique aqui