Portal IFNMG - Servidores do IFNMG da área de contabilidade concluem curso de demonstrações contábeis Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores do IFNMG da área de contabilidade concluem curso de demonstrações contábeis

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 18h06 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 18h06
Participaram do curso os profissionais de contabilidade (Contadores e Técnicos em Contabilidade) da Reitoria do IFNMG e dos campi: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni, além de três auditores lotados na Reitoria, totalizando 25 participantes
imagem sem descrição.

Contadores, técnicos de contabilidade e auditores da Reitoria e de vários campi do IFNMG participaram de 20 a 22 de junho do curso “Entendendo as demonstrações contábeis com enfoque na análise contábil e elaboração das notas explicativas”. O curso, que foi contratado junto à Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), foi ministrado pelo Coordenador de Contabilidade e Custos do Ministério da Fazenda, Gilvan da Silva Dantas, especialista em contabilidade pública e custos do setor público.

O curso teve por objetivo capacitar e atualizar os servidores com relação às novas regras da Contabilidade Pública, o que é de fundamental importância tendo em vista o cenário de alterações, inovações e exigências por parte do Ministério da Educação, da Secretaria do Tesouro Nacional e dos Órgãos de Controle.

O encontro teve também a importante missão de integração e interação entre os profissionais contábeis do IFNMG, com troca de experiências e sugestões de aprimoramento da qualidade do trabalho do setor no Instituto.

Atualização

Segundo o Diretor de Planejamento Orçamentário do IFNMG, Rui Martins da Rocha, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público vem sofrendo alterações consideráveis, sobretudo para se adequar às normas Internacionais de Contabilidade. “Nesse sentido, os órgãos de controle têm recomendado a adoção de medidas que atendam à convergência, dentre elas a análise das demonstrações contábeis com a correspondente elaboração de notas explicativas, que devem compor o Relatório de Gestão do Órgão bem como o Balanço Geral da União”, destacou Rui.

As notas explicativas, um dos enfoques do curso, são informações adicionais aos números apresentados nos quadros das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e são consideradas parte integrante das demonstrações. As notas têm por objetivo facilitar a compreensão das demonstrações contábeis a seus diversos usuários, englobando informações de qualquer natureza exigidas pela lei, pelas normas contábeis e outras informações relevantes não suficientemente evidenciadas ou que não constam nas demonstrações.

Fim do conteúdo da página