Portal IFNMG - Inscrições para concorrer a novas bolsas do PBQS vão até dia 28/06; fique atento aos critérios e documentos exigidos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 17h02 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 17h10
imagem sem descrição.

Termina no dia 28 de junho, próxima quarta-feira, o prazo para que servidores do IFNMG que estejam fazendo cursos de pós-graduação stricto sensu concorram às novas bolsas do Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores (PBQS).

Para as inscrições, que devem ser feitas pessoalmente no setor de protocolo de cada unidade ou via Correios, os candidatos devem ficar atentos aos requisitos e aos documentos exigidos para concorrer, conforme descrito no Edital nº 177/2017.

Os documentos exigidos, conforme item 4.1.1, são:

a) Formulário próprio para solicitação de bolsas do PBQS-IFNMG (Anexo I);

b) Comprovante de matrícula como aluno regular no Programa de Pós-Graduação;

c) Plano de estudo e/ou trabalho do aluno (Anexo III);

d) Comprovante de atualização, nos últimos seis meses, do Currículo na Plataforma Lattes do CNPq (imprimir somente a primeira página do currículo conforme apresentado na internet).

e) Certidão Nada Consta das Diretorias/Coordenadorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão (servidores em exercício nos Campi) ou das respectivas Pró-Reitorias (servidores em exercício na Reitoria) da Unidade pela qual concorrerá.

f) Documentação comprobatória de todos os itens constantes do Anexo II, comprovada das seguintes formas:

I. A comprovação por tempo de serviço no IFNMG será realizada por meio de Mapa de Tempo de Serviço emitido pela CGP e/ou DGP.

II. A área de qualificação deverá ser comprovada enviando e destacando apenas a página da grande área de formação da tabela de áreas do conhecimento do CNPq ou a página do Decreto que informa as áreas de relação direta com o cargo do servidor.

III. O tipo de afastamento deverá ser comprovado por meio de Portaria para o afastamento integral e no caso de servidor estudante Portaria ou Declaração assinada pelo Diretor Geral.

IV. A coordenação de projetos de extensão deverá ser comprovada por meio de declaração emitida exclusivamente pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

V. A produção científica deverá ser comprovada por meio da cópia da 1ª página da produção, capa dos anais, ou certificado que comprove a publicação (no caso de resumos e trabalhos completos), cópia da página WebQualis(link:http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam? conversationPropagation=begin) com o Qualis do periódico (no caso de artigos), cópia da ficha catalográfica, sumário e 1ª página (no caso de livro ou capítulo de livro). Atenção: para análise da produção científica será considerada para análise curricular a produção relativa aos últimos 05 (cinco) anos, a contar da data da publicação deste Edital.

Requisitos para participar do programa, conforme item 3.1 do Edital:

I - Pertencer ao quadro de pessoal efetivo do IFNMG;

II - Estar regularmente matriculado em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES, com conceito igual ou superior a 03 (três) na última avaliação;

III - Não possuir titulação equivalente a que deseja alcançar com a concessão da bolsa;

IV - continuar prestando serviço ao IFNMG, por um período igual ou superior ao da concessão da bolsa, contando a partir da data em que deixar de receber a mesma;

V - não ter sofrido penalidades disciplinares, nos termos da Lei nº 8.112/90;

VI - não estar cedido, afastado ou licenciado, exceto se o afastamento ou licença se der por motivo de capacitação e/ou qualificação, ou na situação prevista no inciso II do art. 17.

VII - apresentar Certidão Nada Consta das Diretorias/Coordenadorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão (servidores em exercício nos Campi) ou das respectivas Pró-Reitorias (servidores em exercício na Reitoria) da Unidade pela qual concorrerá.

A bolsa, no valor de R$ 1000 mensais, será concedida para o período de maio a dezembro de 2017, ou até a entrega da versão da dissertação ou tese a ser defendida à coordenação do programa de pós-graduação, dependendo do que ocorrer primeiro.

Para mais informações acesse aqui o Edital nº 177/2017 e os aqui para os anexos.