Portal IFNMG - Reitor se reúne com ministro e solicita aumento de cargos e funções para os campi do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 17h25 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 17h37
Comitiva do IFNMG e deputada Raquel Muniz com o Ministro Mendonça Filho
imagem sem descrição.

O Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, reuniu-se nesta quinta-feira (23/03) com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e dentre outros assuntos solicitou reenquadramento dos campi do IFNMG na Portaria 246/2016, o que na prática implicaria na possibilidade de aumento dos quantitativos de Docentes, Técnicos Administrativos, cargos de direção (CD´s) e funções gratificadas (FG´s) e comissionadas (FCC´s).

O ministro ressaltou que há uma equipe técnica do MEC trabalhando para a readequação desta portaria e que se houver possibilidade a demanda poderá ser atendida. A reunião, que foi mediada pela deputada federal Raquel Muniz, foi realizada em Brasília e contou ainda com a presença dos pró-reitores do IFNMG Rogério Murta e Edmilson Cassani e do diretor-geral do Campus Montes Claros, prof. Renato Cota.

O objetivo do pedido do Instituto é simples: ampliar os serviços prestados pelas unidades do IFNMG à sociedade, além de proporcionar aos campi maior capacidade para atender as demandas da população por uma educação básica, profissional e tecnológica gratuita e de qualidade.

Para justificar a necessidade de aumento do quantitativo de servidores, o reitor destacou que a área de atuação do IFNMG abrange cerca de 4 milhões de habitantes e 44,5% do território mineiro; possui mais de 40.000 matrículas em várias modalidades de ensino; recebe constantemente demandas por novos cursos e vagas e os campi se localizam em áreas de alta vulnerabilidade social, o que é demonstrado pelo fato de o Instituto ter mais de 75% de alunos com renda familiar per capta menor que 1,5 salários-mínimos.

Para que ocorra esse redimensionamento, o Instituto pede a readequação da classificação dos campi definida pela Portaria MEC nº 246/2016, solicitando a mudança da tipologia estabelecida para as unidades do IFNMG, inclusive com reenquadramento de alguns campi como unidades Agrícolas e dos dois campus avançados como campus.

Portaria 246/2016

A Portaria que instituiu o modelo de dimensionamento de cargos efetivos, Cargos de Direção – CD, Funções Gratificadas – FG e Funções Comissionadas de Coordenação de Cursos – FCC de todos os Institutos Federais, definiu a tipologia de cada campi e Reitoria e, de acordo com essa tipologia, a quantidade de Técnico-Administrativos dos níveis C, D e E, de professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de Cargos de Direção (CD 1, CD 2, CD 3 e CD4) e Funções Gratificadas (FG 1 e FG 2) que cada unidade pode ter.

Mas a gestão do IFNMG considera que o enquadramento das unidades do Instituto não é suficiente para atender à demanda da região, razão pela qual solicita a alteração da referida portaria.

Outras solicitações

A comitiva do IFNMG também esteve no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde se reuniu com o Secretário de Telecomunicações, André Borges, para solicitação de informações sobre a situação dos pedidos de outorgas de rádios educativas dos campi Almenara, Porteirinha, Teófilo Otoni, Januária, Montes Claros e Salinas. Com o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Prata, foi debatida a possibilidade de desenvolvimento de projetos de geração de energia fotovoltaica e montagem de laboratórios de pesquisa e inovação nos campi Montes Claros e Porteirinha, que oferecem, respectivamente, os cursos técnicos em eletrotécnica e eletroeletrônica.

Ambas as reuniões também foram mediadas pela deputada Raquel Muniz.

reuniao mcti

No MCTIC com o Secretário de Telecomunicações André Borges