Portal IFNMG - Será realizado em Montes Claros o III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas; as inscrições são gratuitas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 16h14 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2017, 18h51

Nessa sexta-feira, dia 24, das 9h às 17h, será realizado, no auditório do bloco C da UFMG em Montes Claros, o III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas. O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes um espaço de debates sobre as tendências científico-tecnológicas, operacionalização e tratamento da informação, bem como a inclusão social por meio da acessibilidade. Além disso, o encontro marca o Dia do Bibliotecário, que é comemorado em 12 de março.

III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas

Para o bibliotecário-documentalista da UFMG-Campus Montes Claros, Josiel Santos, que está à frente da organização do encontro, o bibliotecário possui um papel singular no âmbito acadêmico. Sua função consiste, de acordo com Josiel, em promover “a organização de uma unidade de informação, trabalhando em toda a parte técnica: classificação, catalogação e identificação, disseminação e tratamento da informação”.

O evento está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG-Campus Montes Claros e conta com o apoio de diversas faculdades e instituições da região. O IFNMG, que apoia o evento, vai marcar presença no encontro. Os servidores Elciax Cristina, Carlos Ceza de Carvalho (IFNMG-Campus Januária), Carlos Alexandre (IFNMG-Campus Montes Claros), Ramon Veloso (IFNMG-Campus Araçuaí), Maria Dalva (IFNMG-Campus Diamantina) e Angélica Renata de Castro (IFNMG-Campus Salinas) já confirmaram participação.

Inclusive, a servidora Angélica Renata, bibliotecária coordenadora da Biblioteca Iraci Heringer Lisboa do IFNMG-Campus Salinas, é uma das palestrantes. Sua discussão será sobre “Os discursos sobre leitura e o lugar do sujeito leitor no Plano Nacional do Livro e da Leitura”.

Clique aqui para acessar toda a programação do evento.

Gestão e organização do conhecimento

Com 23 anos de experiência como bibliotecário, Carlos Ceza de Carvalho, servidor no IFNMG-Campus Januária, é sucinto quanto à importância desse profissional no contexto da educação: “São profissionais que medeiam e facilitam o acesso do usuário, comunidade interna e externa, aos processos formativos através da informação e conhecimento". No caso do IFNMG, o bibliotecário tem ainda o compromisso de apoiar as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O servidor Carlos Alexandre de Oliveira, bibliotecário no IFNMG-Campus Montes Claros, concorda com Carlos Ceza e complementa que a importância da biblioteca para a preservação e conservação do conhecimento é inquestionável, pois desde o início da humanidade o homem se preocupa em registrar o conhecimento por ele produzido. Ao bibliotecário, explica o servidor, foi destinada a missão de realizar os processos de organização, preservação e efetivar a disseminação de todo o conhecimento registrado.

Conforme ainda analisa Carlos Alexandre, na sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos a missão atribuída aos bibliotecários parece fazer ainda mais sentido numa época de ‘caos informacional’: “Ter quem selecione, organize e disponibilize informações precisas e com rápido acesso é fundamental. É nesse contexto que podemos pensar a importância dos bibliotecários no contexto do IFNMG. Seja atuando nas bibliotecas, como gestor ou de forma mais operacional, desenvolvendo políticas e instrumentos ou na catalogação e classificação do acervo. Dessa forma, o bibliotecário atua para oferecer a toda a comunidade atendida pelo IFNMG serviços e produtos de informação de qualidade”, destaca o bibliotecário.

Público e inscrições

Embora não tenha nenhuma faculdade/universidade que oferta o curso de Biblioteconomia em Montes Claros ou mesmo no Norte de Minas, a expectativa de público gira em torno de 50 participantes. Isso porque, segundo o bibliotecário Josiel Santos, o Norte de Minas conta com diversos profissionais dessa área que atuam em escolas, faculdades e universidades da região, além de interessados na temática. A capacidade do auditório é para 100 pessoas.

O organizador do evento ainda informa que em todo o estado de Minas Gerais existem apenas três cursos. Dois são presencias, sendo um no Centro Universitário de Formiga, na cidade de Formiga, e outro na Escola de Ciência da Informação na UFMG, em Belo Horizonte. O curso em EAD é oferecido pela Universidade Salgado de Oliveira, que possui vários polos de apoio presencial nas principais cidades do estado.

As inscrições para o III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas são gratuitas e podem ser realizadas até às 22h do dia 23 de março (quinta-feira) através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dos telefones (38) 2101-7725 ou 2101-7726 ou, preferencialmente, por meio de formulário eletrônico.

Clique aqui para acessar o formulário eletrônico.