Portal IFNMG - Equipe do Ensino do IFNMG conhece currículo inovador do IFPR – Campus Jacarezinho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 11h30 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 11h39
Comitiva conta com representantes do Ensino dos 11 campi e da Reitoria do IFNMG
imagem sem descrição.

Nesta segunda e terça-feiras, 13 e 14 de março, uma comitiva do IFNMG com representantes da Reitoria e dos onze campi está no Instituto Federal do Paraná (IFPR) para conhecer as práticas curriculares inovadoras para o ensino técnico integrado ao ensino médio ofertado pelo Campus Jacarezinho desde o ano de 2015.

No currículo escolar dos cursos integrados do Campus Jacarezinho, não há disciplinas nem séries, e sim Unidades Curriculares com divisão dos conteúdos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Profissionalizante. A organização curricular privilegia a integração através dos objetivos de aprendizagem que são abordados de forma interdisciplinar.

Em cada semestre, os estudantes escolhem as Unidades Temáticas que querem cursar, contemplando todas as áreas do conhecimento, e assim desenvolvem autonomia, responsabilidade e capacidade de escolha, personalizando seu percurso formativo, independente da faixa etária.

O Campus foi considerado uma escola transformadora pela comunidade global Ashoka e selecionado pelo Ministério da Educação como uma escola criativa e inovadora.

A atividade, que está sendo organizada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG em parceria com os campi, inclui visita ao Campus, bate papo com estudantes e servidores e participação em palestras e conversas relacionadas aos rumos do ensino médio, aos sistemas implementados, às metodologias utilizadas pela unidade e aos resultados alcançados.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Cardozo, "a visita tem por objetivo dialogar acerca das possibilidades de inovações no ensino integrado ofertado e repensar o papel do Instituto diante do atual contexto da diversidade das várias formas de expressão da juventude. A partir dessa reflexão pretende-se implementar projetos inovadores em parceria com os campi do IFNMG".

jacarezinho2