Portal IFNMG - Instituto e Prefeitura de Corinto reafirmam parceria Ir direto para menu de acessibilidade.

Instituto e Prefeitura de Corinto reafirmam parceria

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 11h36 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 08h44
imagem sem descrição.

Intensificar a parceria entre o IFNMG e a Prefeitura Municipal no intuito de incrementar os serviços ofertados à comunidade de Corinto, no Norte de Minas. Foi esse o objetivo da visita feita pelo prefeito Socrates de Lima Filho, o Dr. Sócrates, e seu vice, Paulo Lima, ao reitor, José Ricardo Martins da Silva, na última sexta-feira, 3/3.

Na cidade, o IFNMG mantém um Centro de Referência, uma unidade que oferta cursos de formação inicial e continuada (FIC), técnicos e superiores a distância. Segundo o coordenador da Unidade, professor Willy de Oliveira, que também participou da reunião, o Centro já formou cerca de 400 alunos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Uma nova oferta de cursos técnicos iniciará no dia 13 deste mês, totalizando mais de 600 alunos matriculados. Por meio do programa Universidade Aberta do Brasil  (UAB), inicia-se, também neste mês, no dia 10, o curso superior de Letras/Libras, com 30 novos alunos.

O status de Centro de Referência de Corinto siginifca, ainda, que a essa Unidade do IFNMG estão vinculados polos de apoio presencial de cursos EAD de outras cidades, no caso, os de Curvelo, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Inimutaba, Felixlândia, Morro da Garça, Monjolos e Santo Hipólito.

Além garantir todo o apoio da Prefeitura, um dos argumentos do prefeito Dr. Socrates para defender o incremento das atividades do IFNMG é a localização estratégica da cidade. O reitor José Ricardo concorda que Corinto, que “é porta de entrada do Norte de Minas”, tenha localização favorável e estratégica. Tanto assim que o projeto de instalação de um campus no município foi um dos que o IFNMG protocolou em outubro 2013, junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), como proposta de expansão do Instituto.

Outro ponto a favor das atividades do IFNMG em Corinto é a cessão, pelo Governo do Estado, de uma fazenda de 250 hectares. Segundo Willy de Oliveira, o processo de transferência da propriedade ao Instituto está em andamento, mas ainda há algumas exigências feitas por órgãos federais para serem concretizadas, o que está sendo providenciado com o apoio da Prefeitura e de órgãos estaduais. A fazenda é formada por pastagens, uma área de reserva ambiental e estrutura física composta por salas de aula, refeitório, banheiros e  quadra poliesportiva coberta.

Mesmo reconhecendo a necessidade e situação favorável para expansão das atividades em Corinto, o reitor alertou que transformar a Unidade em uma estrutura mais complexa, a exemplo de um campus avançado, é algo que depende de autorização do Ministério da Educação, com consequente provisão de recursos financeiros e humanos. Mas comprometeu-se a continuar fazendo gestão e oferecendo o apoio político necessário para a concretização desse sonho compartilhado entre o Instituto e o município.

Suporte

Atualmente, o Centro de Referência de Corinto funciona em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal. O espaço dispõe de dois laboratórios de informática com internet, sala para videoconferência, cinco salas de aula, biblioteca, espaço para alimentação, almoxarifado, sala de coordenação e secretaria.

A estrutura serve de apoio para os alunos dos cursos do IFNMG, que contam com a assistência da equipe de tutores e professor mediador, totalizando 22 pessoas. Também trabalham no Centro de Referência o coordenador, professor Willy, um apoio administrativo e um servidor cedido pela Conab.

Os cursos técnicos ofertados são Agropecuária, Administração, Segurança do Trabalho, Informática para Internet, Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Agente Comunitário de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos.