Portal IFNMG - IFNMG emite certificação do ensino médio por meio de nota do Enem Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG emite certificação do ensino médio por meio de nota do Enem

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h50 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h56
imagem sem descrição.

Interessados em obter certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar em um dos sete campi do IFNMG autorizados a emitir a certificação. São eles: campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Januária, Pirapora e Salinas.

Segundo o Edital nº 14/2017 que a certificação que utiliza os resultados do Enem destina-se às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada, conforme o parágrafo primeiro do art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), inclusive às pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que estão fora do sistema escolar regular. Tal certificação não pressupõe a frequência em escola pública para efeito de concessão de benefícios de programas federais.

Como solicitar

Para solicitar a certificação, o candidato deverá ter idade maior ou igual a 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010 (06/11/2010), Enem 2011 (22/10/2011), Enem 2012 (03/11/2012), Enem 2013 (26/10/2013), Enem 2014 (08/11/2014), Enem 2015 (25/10/2015) E Enem 2016 (05/11/2016). Além disso, é preciso que o candidato tenha obtido notas iguais a ou maiores que 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e nota igual a ou maior que 500 (quinhentos) pontos na redação. Preferencialmente, o candidato deveria ter solicitado a certificação pelo Enem no ato da inscrição no Exame. Após atender esses critérios, o interessado deve encaminhar à Coordenação de Registros Escolares, do Campus escolhido, a solicitação de certificação de conclusão do ensino médio em requerimento próprio disponível no Portal IFNMG.

O candidato pode ainda solicitar declaração parcial de proficiência. Os documentos são os mesmos para a certificação de conclusão do ensino médio. O IFNMG terá o prazo de até 60 dias, a contar da data de solicitação, para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.

De acordo com a pedagoga do Departamento de Ensino Técnico do IFNMG, Maria das Graças Mendes, o requerente pode solicitar a certificação a qualquer tempo, semelhante a emissão de uma declaração ou histórico escolar que pode ser fornecido o ano todo. A pedagoga ainda destacou: “Como sinalizou o ministro da Educação, Mendonça Filho, o Enem 2016 deve ser o último que poderá ser utilizado para certificação do ensino médio, a versão 2017 não servirá mais para certificação. Para esta finalidade, será utilizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)”.

Locais

Para solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência, o candidato deverá procurar o Campus indicado por ele no ato de inscrição no ENEM, das 07h30min às 10h30min e das 13h30min às 16h30min, nos seguintes locais:

Campus Almenara: Rodovia BR 367, Km 7, Almenara/MG.
Campus Araçuaí: Fazenda do Meio Pé da Serra, S/N, BR 367, km 278, sentido Itaobim/Araçuaí. Araçuaí/MG.
Campus Arinos: Rodovia MG 202, Km 407 – Arinos/Buritis. Arinos/MG.
Campus Montes Claros: Rua Dois, 300, Village do Lago I – Montes Claros/MG.
Campus Januária: Fazenda São Geraldo, S/N, Km 06, Januária/MG.
Campus Pirapora: Rua Humberto Mallard, nº 1.355, Bairro Santos Dumont, Pirapora/MG.
Campus Salinas: Fazenda Varginha Km 02, MG 404, Salinas/MG.

Clique aqui para acessar o nº Edital nº 14/2017 e outros documentos.