Portal IFNMG - Institutos federais lançam mestrado profissional; são 401 vagas, metade delas é destinada à comunidade em geral Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Institutos federais lançam mestrado profissional; são 401 vagas, metade delas é destinada à comunidade em geral

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2017, 14h48 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 10h30

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital para seleção do seu mestrado profissional, que será ofertado em rede por 18 institutos federais de todo o Brasil. Este é o primeiro mestrado em rede dos institutos, e a coordenação é feita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São 401 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. A outra metade será aberta à comunidade em geral.

As inscrições começam no dia 8 de fevereiro e vão até 10 de março, pelo site do Ifes, na página do processo seletivo. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de guia de recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.

Será aplicado, no dia 9 de abril, um exame nacional de acesso, que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. Poderão participar da seleção, pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final sai no dia 29 de maio, e as aulas começam no mês de agosto.

Isenção

Candidatos que desejam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem ficar atentos ao prazo, que vai de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Têm direito à isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que pertencem a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

Acesse a página do processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Veja o quadro de vagas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica por instituição:

INSTITUIÇÃO

VAGAS

IFSUL – Campus Charqueadas

24

IFRS – Campus Porto Alegre

24

IFFAR – Campus Jaguari

24

IFSC – Centro de Referência em Formação e EAD

24

IFPR – Campus Curitiba

24

IFSP – Campus Sertãozinho

24

IFFluminense – Centro de Referência

18

IFES – Campus Vitória

24

IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico

12

IFSUDESTEMG – Campus Rio Pomba

24

IFGoiano – Campus Morrinhos

20

IFG – Campus Anápolis

20

IFBA – Campus Salvador

24

IFS – Campus Aracaju

22

IFPE – Campus Olinda

18

IFRN – Campus Mossoró

24

IFCE – Campus Fortaleza

24

IFAM – Campus Centro

27

 

Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) 

Fim do conteúdo da página