Portal IFNMG - Prorrogada inscrição para bolsas de graduação sanduíche no exterior Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2011, 20h27 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2011, 20h29

Foram prorrogadas até 13 de janeiro de 2012 as inscrições do processo seletivo para concessão de duas bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) para alunos do IFNMG. A inscrição  deverá ser realizada no Serviço de Protocolo do Campus no qual o aluno está matriculado, nos dias úteis, em horários normais de expediente do setor.

As bolsas são oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. O programa  visa propiciar a formação de recursos
humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados. Para conhecer as instituições conveniadas com o CNPq para o programa, clique aqui.

Podem pleitear as bolsas alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou de tecnologia que se enquadrem nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras (leia abaixo) e atendam as demais exigências relacionadas no edital de seleção - Edital nº 71/2011-Reitoria.

A bolsa SWG contempla os seguintes benefícios: mensalidade, conforme Tabela de Bolsas Individuais no Exterior (disponível aqui), auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde (exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita) e pagamento de taxas escolares. Não estão previstos benefícios para dependentes. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a doze meses, quando o plano de atividades incluírem estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório.

Para mais informações sobre o processo de seleção, consulte o Edital nº 71/2011-Reitoria e sua retificação.

Áreas prioritárias

O programa Ciência sem Fronteiras tem as seguintes áreas prioritárias:

· Engenharias e demais áreas tecnológicas;

· Ciências Exatas e da Terra;

· Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

· Computação e Tecnologias da Informação;

· Tecnologia Aeroespacial;

· Fármacos;

· Produção Agrícola Sustentável;

· Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

· Energias Renováveis;

· Tecnologia Mineral;

· Biotecnologia;

· Nanotecnologia e Novos Materiais;

· Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

· Biodiversidade e Bioprospecção;

· Ciências do Mar;

· Indústria Criativa;

· Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

· Formação de Tecnólogos.