Portal IFNMG - Oficina debate reestruturação da carreira docente Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2011, 16h59 | Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2011, 17h00


Governo e entidades de classe apresentaram propostas e discutiram os princípios que nortearão as carreiras de Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A oficina foi realizada nessa quinta-feira, 8/12, como parte da agenda do Grupo de Trabalho (GT) de Reestruturação da Carreira Docente. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica (Conif) foi representado pelo reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Antônio Carlos Barum Brod.


A oficina abordou temas como fundamentos da reestruturação, estrutura da carreira, desenvolvimento e composição remuneratória, reenquadramento e regime de trabalho. Há uma perspectiva que a conclusão dos debates aconteça na próxima terça-feira, 13/12, com o encerramento da oficina e a definição dos encaminhamentos.


De acordo com Brod, a expectativa é que a reestruturação valorize a base e o topo da carreira, de graduados a doutores. “Mesmo que não venha a ser carreira única, defendemos que a nova tabela tenha paridade de valores e tratamento isonômico também para a progressão. O Conif defende a valorização de todos os docentes que atuam em todos os níveis, sem necessariamente exigir a titulação máxima para chegar ao topo da carreira, e que deve haver paridade também entre ativos e inativos”, destacou.


O GT reúne representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério da Educação (MEC), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino (Proifes) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).


PCCTAE - a oficina que tratará do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) está prevista para janeiro de 2012.



Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo da página