Portal IFNMG - II Fórum Mundial de EPT é oficialmente lançado em Florianópolis Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2011, 18h23 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2011, 17h43

Cerimônia aconteceu no Centrosul, mesmo centro de convenções que sediará o Fórum em 2012

Cerimônia aconteceu no Centrosul, mesmo centro de convenções que sediará o Fórum em 2012

Cerca de 300 pessoas participaram ontem, 29, do lançamento do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis, entre elas o reitor do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo. O evento marcou a abertura das inscrições para o Fórum.

 

O reitor Paulo César entre José Donizete Borges (esq.) e Vicente Pereira de Almeida, respectivamente, reitor atual e reitor eleito do Instituto Federal Goiano

O reitor Paulo César entre José Donizete Borges (esq.) e Vicente Pereira de Almeida, respectivamente, reitor atual e reitor eleito do Instituto Federal Goiano


Entre os presentes, estavam também integrantes do Comitê Organizador, que é integrado pelo IFNMG, demais reitores e diretores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além de diversas autoridades. O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, realizou a inscrição número um do evento, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 na capital catarinense. As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e devem ser feitas apenas pela internet no site www.forumedutec.org.


Para o coordenador-geral do II Fórum e reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Jesué Graciliano da Silva, organizar o evento é um grande desafio. “É uma honra sediarmos esse fórum que será um marco na nossa história”, disse. O coordenador destacou a importância de que todos se engajem no movimento. “O Fórum Mundial é o espaço adequado para debatermos a educação profissional e tecnológica, por isso conclamamos a todos que ajudem na organização e na mobilização desse grande evento”, pediu.


O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, lembrou o fato do Fórum ser realizado num momento em que o Brasil vive uma expansão da oferta da educação profissional e tecnológica. “O Fórum é um grande momento em que chamamos o mundo para aprendermos com as experiências de outros países, mas em que também poderemos ensinar com nossa criatividade e ousadia, mostrando nossos próprios modelos educacionais”, afirmou.


Atrações

O lançamento, que foi transmitido ao vivo pela internet, contou com atrações culturais de Florianópolis. O Quarteto de Cordas da Camerata Florianópolis e a Cia Grito encantaram o público presente apresentando músicas clássicas e populares. As apresentações estão disponíveis no canal do Fórum no youtube.


Na cerimônia, foram lançados também dois livros. A obra “Institutos Federais – Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica” é de especialistas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Organizado pelo Eliezer Pacheco, o livro reúne ensaios redigidos por ele mesmo e pelos especialistas Alexandre Vidor, Caetana Rezende e Luiz Caldas.


Já a segunda publicação - “Política Pública para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil” - tem como autores o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, além das pesquisadoras  Elenilce Gomes de Oliveira e Antonia de Abreu Sousa, do Instituto Federal do Ceará. O livro aborda os vários programas e planos dirigidos para a educação profissional e tecnológica, no Brasil, pelo Poder Público executivo, no âmbito do Ministério da Educação, durante o período de 2003 a 2010.


(Assessoria de Comunicação do II Fórum Mundial de EPT)

Fim do conteúdo da página