Portal IFNMG - Aberta inscrição para duas bolsas de graduação sanduíche no exterior Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2011, 14h41 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2011, 14h45

Seguem abertas até 9 de dezembro as inscrições do processo seletivo para concessão de duas bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) para alunos do IFNMG. A inscrição  deverá ser realizada no Serviço de Protocolo do Campus no qual o aluno está matriculado, nos dias úteis, em horários normais de expediente do setor.

As bolsas são oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. O programa  visa propiciar a formação de recursos
humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados. Para conhecer as instituições conveniadas com o CNPq para o programa, clique aqui.

Podem pleitear as bolsas alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou de tecnologia que se enquadrem nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras (leia abaixo) e atendam as demais exigências relacionadas no edital de seleção - Edital nº 71/2011-Reitoria.

A bolsa SWG contempla os seguintes benefícios: mensalidade, conforme Tabela de Bolsas Individuais no Exterior (disponível aqui), auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde (exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita) e pagamento de taxas escolares. Não estão previstos benefícios para dependentes. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a doze meses, quando o plano de atividades incluírem estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório.

Para mais informações sobre o processo de seleção, consulte o Edital nº 71/2011-Reitoria.

Áreas prioritárias

O programa Ciência sem Fronteiras tem as seguintes áreas prioritárias:

· Engenharias e demais áreas tecnológicas;

· Ciências Exatas e da Terra;

· Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

· Computação e Tecnologias da Informação;

· Tecnologia Aeroespacial;

· Fármacos;

· Produção Agrícola Sustentável;

· Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

· Energias Renováveis;

· Tecnologia Mineral;

· Biotecnologia;

· Nanotecnologia e Novos Materiais;

· Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

· Biodiversidade e Bioprospecção;

· Ciências do Mar;

· Indústria Criativa;

· Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

· Formação de Tecnólogos.