Portal IFNMG - Ementário do II Fórum Mundial de EPT é aprovado Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2011, 14h52 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2011, 14h55


Ementário do II Fórum Mundial de EPT é aprovado


A grande pauta da quarta reunião do Comitê Organizador (CO) do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a aprovação do ementário, foi concluída no último dia 16 de setembro, com a presença de cerca de 100 pessoas de diversas entidades, entre elas, o IFNMG. Os membros do CO aprovaram o documento elaborado pela Comissão Temática durante cerca de dois meses. O ementário serve de orientação para os temas a serem discutidos no evento, apresentando os eixos temáticos e debates

Os eixos temáticos escolhidos para a segunda edição do Fórum são: Educação, Universalização e Democratização; Educação, Trabalho e Emancipação; e Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. Cada eixo será composto por três debates.

No primeiro eixo, os debates abordarão Contexto mundial e políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação integral na EPT e Ações afirmativas para a EPT. Já o segundo eixo terá como debates o Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória, a Formação de trabalhadores e trabalhadoras da EPT e as Perspectivas curriculares na EPT. O terceiro eixo trará discussões sobre Juventude, tecnologias e inovação; Educação profissional e tecnológica e desenvolvimento sustentável; e Educação profissional e tecnológica, inovações, mundo do trabalho e mobilidade estudantil e docente.

A proposta do ementário foi elaborada pelos membros da Comissão Temática com contribuições dos integrantes do CO. De acordo com a coordenadora geral da Comissão Temática, Edna Corrêa Batistotti, foi um trabalho intenso de discussão e análise. “Tivemos um grande cuidado para não perder o vínculo com o Fórum Social Mundial e o Fórum Mundial de Educação, além de outros debates mundiais sobre educação e especificamente educação profissional e tecnológica”, destaca.

Para a coordenadora, o trabalho final atingiu o seu propósito. “Tentamos e acredito que conseguimos manter uma linha condutora, buscando ampliar discussões necessárias de temas que a sociedade ainda não conseguiu vencer”, afirma. Edna ressalta que outro cuidado da comissão foi não focar apenas na realidade brasileira, uma vez que se trata de um fórum mundial.

O documento final do ementário em português passa por revisão textual e, na sequência, até 7 de outubro,  será traduzido pelas inglês, espanhol e francês. A previsão da Secretaria Executiva é que até o final da primeira quinzena de outubro o documento seja publicado no site do Fórum e disponibilizado para consulta de todos.

Fim do conteúdo da página