Portal IFNMG - Prorrogadas inscrições para técnico em Agropecuária em regime de alternância Ir direto para menu de acessibilidade.

Prorrogadas inscrições para técnico em Agropecuária em regime de alternância

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2016, 10h37 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2016, 11h08

O IFNMG prorrogou até o dia 30 de dezembro as inscrições para o processo seletivo que visa preencher 35 vagas no curso técnico em Agropecuária em regime de alternância no Campus Almenara. Criado para atender as comunidades rurais da região do Baixo Jequitinhonha, o curso será o primeiro em regime de alternância a ser ofertado pelo Instituto. A inscrição e todo o curso são inteiramente gratuitos.

O curso ao qual se refere o Edital nº 035/2016 será ofertado na modalidade integrado. Esta modalidade é oferecida a quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não cursou o ensino médio. Na forma integrada em regime de alternância, o aluno, com apenas uma matrícula, frequenta curso cujo currículo foi planejado de modo a reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da Educação Profissional.

Assim, os alunos alternarão períodos de duas semanas de aulas presenciais no Campus Almenara, com as disciplinas do ensino médio e as de formação profissional em Agropecuária, e duas semanas de aplicação do conhecimento em suas comunidades rurais de origem. Isso permitirá que eles continuem envolvidos com a atividade produtiva de suas famílias, sem necessidade de se ausentarem da propriedade por longos períodos.

Inscrição e etapas do processo seletivo

As inscrições devem ser feitas no Campus do IFNMG em Almenara, no horário das 8h às 17h, ou, nos municípios, nas sedes dos Sindicatos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais associados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), nas sedes locais da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater-MG) e na Secretaria     Municipal     de     Almenara,     conforme     horário     de     funcionamento     das     entidades parceiras.

Há reserva de vagas para egressos de escola pública e para pessoas com deficiência. Para concorrer a essas vagas, é preciso apresentar os documentos exigidos no Edital nº 035/2016.
O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico deverá, no ato da inscrição, informar, em campo próprio no formulário de inscrição, a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as opções apresentadas no Edital.

O processo seletivo acontecerá em duas etapas, mediante realização de prova discursiva, abrangendo objetivos gerais do ensino fundamental, e entrevista. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2017, em local e horário a serem definidos.

Acesse aqui o Edital nº 35/2016 e suas retificações.