Portal IFNMG - Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais realiza primeiro encontro em Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais realiza primeiro encontro em Araçuaí

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 09h14 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 13h42

NEPRU

O I Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais (NEPRU) do IFNMG-Campus Araçuaí foi realizado no dia 10 de novembro. O evento contou com a participação dos professores Tânia Mares, do IFNMG-Campus Almenara, que abordou a temática da Educação do Campo, e Mateus Servilha, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que falou sobre a constituição territorial do Vale do Jequitinhonha.

O NEPRU foi idealizado com o propósito de aproximar o Instituto das questões que envolvem o mundo rural, com foco nas especificidades regionais do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. O Núcleo surgiu a partir da percepção da enorme lacuna existente em termos de produção científica a esse respeito.

O rural que o NEPRU quer encontrar é cheio de gente. E o grupo entende ser vital, tanto para a própria sociedade, quanto para o IFNMG, trazer à tona um mundo de relações que ocorrem no campo. Homens e mulheres, juventude rural, educação do campo, conflitos socioambientais, agroecologia e movimentos sociais rurais são algumas das temáticas que o Núcleo se propõe a entender.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/aracuai (adaptado)