Portal IFNMG - Em Brasília, professor José Ricardo é reconduzido ao cargo de reitor do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Em Brasília, professor José Ricardo é reconduzido ao cargo de reitor do IFNMG

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 20h01 | Última atualização em Sexta, 28 de Outubro de 2016, 17h27
imagem sem descrição.

(Foto: Assessoria de Comunicação do MEC)

Em solenidade realizada no Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quinta-feira, dia 27, o professor José Ricardo Martins da Silva foi oficialmente reconduzido ao cargo de reitor do IFNMG, para mais quatro anos de mandato.

Reitor desde 2012, José Ricardo foi reeleito no primeiro semestre deste ano por docentes, discentes e técnico-administrativos dos 11 campi e da Reitoria. Sua nomeação aconteceu pelo Decreto de 19 de outubro de 2016, publicada no dia seguinte no Diário Oficial da União.

A solenidade de posse foi presidida pela Secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, que também deu posse à reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Maria Dias Botelho.

Em seu discurso de posse, José Ricardo enfatizou a importância da interiorização da Rede Federal. No caso do IFNMG, cerca de 180 municípios do Norte de Minas Gerais são atendidos com ensino técnico e tecnológico, amenizando a desigualdade social no Estado. “É necessário continuar avançando na expansão para podermos atingir cada vez mais as regiões localizadas nas áreas carentes”, ressaltou.

De acordo com a secretária Maria Helena de Castro, os institutos federais têm papel fundamental na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “A qualificação de pessoas aumenta a produtividade, além de contribuir para o desenvolvimento regional e sustentável do Brasil”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, além de outras autoridades e representantes do MEC e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), pró-reitores e diretores-gerais do IFNMG.

Currículo

Egresso do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Januária, José Ricardo é médico veterinário graduado pela UFMG, em 1987, mestre e doutor em Zootecnia pela UFLA, em 2005 e 2009. Possui licenciatura plena em Formação Pedagógica Especial para Professores, especialização em Gestão Pública e Especialização em Produção de Suínos e Aves. Foi diretor-geral do IFNMG-Campus Montes Claros antes de ser eleito reitor, em 2012.

Confira mais fotos em: http://zip.net/bqtwX0