Portal IFNMG - IFNMG-Campus Almenara realiza II Semana de Ciências Agrárias Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Campus Almenara realiza II Semana de Ciências Agrárias

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2016, 14h32 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2016, 09h05

Com o tema “Produção Agropecuária no Vale do Jequitinhonha: Desafios e Perspectivas”, o IFNMG-Campus Almenara realizará de 18 a 21 de outubro a II Semana de Ciências Agrárias, que faz parte da IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Almenara. A solenidade de abertura está marcada para amanhã, dia 18, às 19h30, com a palestra “A importância da pesquisa na formação humana”, que será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Rogério Murta.

De acordo com o pró-reitor, todos os estudantes precisam ter conhecimento da importância da pesquisa, tanto no nível da iniciação científica quanto no nível da pós-graduação. “Por isso, vamos abordar a importância da pesquisa diante das mudanças no país e levando em consideração as novas tecnologias. Também será abordada a inserção da mão de obra qualificada no mundo do trabalho. E, por último, vamos mostrar as ações do IFNMG que contribuem para essa formação por meio da pesquisa”, afirmou o professor.

Para o coordenador do evento, professor Edimilson Alves Barbosa, que é engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Fitotecnia, o evento objetiva reunir acadêmicos, professores e outros profissionais ligados à agropecuária, a fim de debater com os produtores quais são as maiores dificuldades encontradas e quais são as potencialidades, principalmente considerando o contexto da região do Vale do Jequitinhonha. “A produção agropecuária na região é composta por pequenos produtores que cultivam principalmente hortaliças, mandioca, milho e feijão e por alguns médios e grandes produtores que trabalham principalmente com a criação de bovinos”, explica o coordenador.

O pró-reitor concorda e complementa: “A região do Vale do Jequitinhonha, principalmente o município de Almenara, depende quase que exclui do setor agropecuário, então, um evento dessa envergadura é importante para o melhoramento das técnicas e da produtividade para a região, além de ser uma maneira de o IFNMG se aproximar do setor produtivo”, defende Rogério Murta.

A programação ainda inclui outras palestras e minicursos com profissionais do IFNMG, Emater, Sebrae, Senar, UFMG e IFBaiano.

Os interessados podem se inscrever pessoalmente no IFNMG-Campus Almenara. Os participantes receberão certificados se tiverem presença superior a 75% da carga horária total do evento. A inscrição é gratuita.

Clique aqui para conferir a programação do evento.

Fim do conteúdo da página