Portal IFNMG - Alunos do IFNMG relatam como foi a primeira semana em Portugal Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do IFNMG relatam como foi a primeira semana em Portugal

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 17h37 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 10h48
imagem sem descrição.

Hoje completa oito dias que Renata Moreira dos Santos, Kivison Raysllan Ferreira Sobral e Patrícia Stefanelli Conceição (foto) chegaram à cidade de Bragança, em Portugal. O compromisso é estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) por seis meses. O intercâmbio está só começando, mas eles já estão sentindo o que é morar fora do país e conviver com pessoas de culturas diferentes.

A aluna Renata Moreira dos Santos cursa Engenharia Florestal no IFNMG-Campus Salinas e conta que a primeira semana foi bastante corrida. Conheceu alguns professores e outros alunos brasileiros. “O que mais me chamou a atenção em Bragança foi a organização, a limpeza das ruas, o respeito para com o pedestre, as pessoas respeitam muito o espaço do outro. Bragança é uma cidade pequena, mas que oferece de tudo aos seus moradores”, diz Renata.

Saudades do Brasil

Durante os seis meses, Renata quer aprender, amadurecer enquanto estudante para fazer essa experiência valer a pena. Se ela está com saudades do Brasil? Ela mesma responde: “O intercâmbio nos proporciona vivenciar uma realidade totalmente diferente da nossa, propicia experiências novas, mas também é acompanhado do sentimento de saudade, saudade da minha mãe, saudade dos amigos e da família, da comidinha de casa. Quanta saudade! Ainda não me adaptei totalmente à comida”, confessa.

O estudante Kivison Raysllan Ferreira Sobral, graduando do curso de Agronomia, do IFNMG-Campus Januária, concorda com Renata quando o assunto é a beleza e a organização da cidade e, também, não esconde a saudade de casa. “Estou com saudade com toda certeza, nada se compara a nossa casa, mas está sendo ótima a nossa estada aqui. Tenho muito a aprender. Tudo está sendo uma experiência ímpar em todos os aspectos”, garante Kivison.

Em busca do conhecimento

Patrícia Stefanelli Conceição, que cursa Administração de Empresas no IFNMG-Campus Pirapora, também quer aprender muito com essa experiência. “Espero que os próximos meses sejam produtivos, com aulas dinâmicas e muito conteúdo relevante para aplicar quando voltar ao Brasil”, diz.

Para ela, o intercâmbio é importante para fazer com que a pessoa saia da zona de conforto e conheça outras culturas, outros pontos de vista. “O intercâmbio torna possível a troca de conhecimentos com pessoas de países diferentes e a construção de um network para parceria em projetos futuros. Estar aqui é a prova de que somos capazes de chegar onde quisermos. Precisamos sonhar alto e investir em nossos sonhos. Pra chegar aqui foram anos de pesquisa na faculdade e muita dedicação durante a graduação. Vale a pena sonhar alto e se programar para realizar grandes objetivos!”, afirma Stefanelli.

Oportunidade

Para a diretora-geral do Campus Pirapora, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, saber que os alunos estão bem e aproveitando a oportunidade é a certeza de que o intercâmbio proporciona uma aprendizagem diferenciada e abre portas para o mundo exterior, colocando em prática as relações acadêmicas e pessoais.

“Não tenho dúvidas de que o intercâmbio contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento de um profissional inovador e mais empreendedor, tendo em vista a sua experiência como cidadão do mundo. O campus Pirapora se orgulha por participar da internacionalização do IFNMG, ampliando as fronteiras e estabelecendo relações globais”, enfatiza a professora.

A seleção dos bolsistas ocorreu por meio do Edital nº 38/2016, divulgado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG. Durante os seis meses, os estudantes poderão cursar disciplinas e realizar estágio profissional, de acordo com a disponibilidade ofertada pelo IPB. Esta é a segunda oportunidade para estudantes do IFNMG fazerem intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, fruto do convênio de cooperação firmado entre as duas instituições.