Portal IFNMG - Medicina Veterinária fica em 1º lugar no Norte de Minas, segundo Ranking da Folha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Medicina Veterinária fica em 1º lugar no Norte de Minas, segundo Ranking da Folha

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 17h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 18h26
A primeira turma (foto) do curso de Medicina Veterinária ingressou no primeiro semestre de 2011
imagem sem descrição.

Entre todas as faculdades e universidades do  Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri e Noroeste de Minas, o curso de Medicina Veterinária do IFNMG-Campus Salinas foi o melhor classificado no Ranking Universitário 2016, da Folha de São Paulo, que classifica as 195 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. No âmbito de Minas Gerais, o curso ficou em 10º lugar. 

De acordo com o professor Gabriel Domingos Carvalho, diretor de Ensino Superior do IFNMG, o bom resultado obtido no Ranking da Folha se deve ao excelente trabalho que o Instituto vem desenvolvendo junto às comunidades, atendendo os seus anseios e ofertando um ensino público gratuito e de qualidade. "O IFNMG, desde a sua criação, está sempre inovando nas ações inerentes ao ensino, buscando a sua consolidação enquanto instituição e o fortalecimento do ensino superior. Um exemplo disso foi a criação do Departamento de Ensino Superior da Reitoria, em 2014, que proporcionou o acompanhamento mais eficaz dos processos de avaliação externa do MEC, para o reconhecimento dos cursos, e a análise pedagógica dos projetos de cursos a serem implantados na instituição", comentou o diretor.

O curso de Medicina Veterinária no IFNMG é novo. Foi implantado em 2010, e a primeira turma ingressou no primeiro semestre de 2011. Segundo o coordenador do curso, professor Walter Octaviano Bernis Filho, o fato de ter formado apenas uma turma reforça ainda mais a importância da boa colocação no ranking. Ele destaca, ainda, que a medicina veterinária é uma profissão muito requisitada pela sociedade. "O curso do IFNMG veio atender a essa demanda na região", afirma o coordenador.

Dos desafios à excelência

Por ser ainda um curso novo, muitos desafios foram enfrentado pelo IFNMG. Um deles, conforme explica o coordenador, foi a necessidade de espaços próprios e adequados para o desenvolvimento das atividades específicas do curso, como o atendimento ao público externo. "Depois que o campus atendeu às demandas do curso, com a criação da Clínica Veterinária, reforma e construção de novas instalações nos setores de Zootecnia, tudo isso contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão", argumenta.

O médico veterinário Fábio Antunes Arruda formou-se na primeira turma e concorda com o coordenador. "No início foi um pouco difícil, mas não ficamos prejudicados em relação à infraestrutura. Lembro que todos os alunos foram elogiados em seus estágios e quase toda a turma está empregada hoje, inclusive minha filha, Flaviana Antunes Souza, que fez o curso comigo", destaca Fábio, que é servidor do IFNMG. Sua filha trabalha numa granja em Viçosa, na Zona da Mata.

Flaviana mora em Viçosa, Zona da Mata, e trabalha há oito meses  na MicroVet, um laboratório veterinário especializado em saúde suína. "O curso foi muito gratificante. Graças a ele e aos meus professores, comecei a trabalhar logo depois que me formei, por indicação de um professor. Sempre falo para as pessoas estudarem no Instituto", afirma a médica veterinária.

O ex-aluno da primeira turma Arthur Almeida Tupy resolveu abrir o próprio negócio e montou uma clínica veterinária em Salinas para atender cães e gatos. "Agora, vou focar na minha clínica, fazer cursos na área de cirurgia e procurar uma especialização que atenda às necessidades da região", planeja o Arthur.

Walter Octaviano informa que o IFNMG quer melhorar ainda mais a posição no próximo ranking. Para isso, em breve, novos professores tomarão posse, o hospital veterinário será inaugurado e mais alunos vão se formar e atender às demandas da região. "Tudo isso irá melhorar ainda mais os índices de qualidade do nosso curso", garante o coordenador. 

Outros cursos do IFNMG também tiveram uma boa colocação em Minas Gerais. É o caso de Agronomia, que ficou em 11º lugar, Engenharia Química e Física, que ficaram em 14ª lugar, Química, em 17º lugar, Engenharia Ambiental, em 18º lugar, Matemática, em 20º lugar e Biologia, em 22º lugar.

Clique aqui e acesse o Ranking Universitário 2016.

Fim do conteúdo da página