Portal IFNMG - Professora do Campus Araçuaí apresenta trabalho em Conferência na França Ir direto para menu de acessibilidade.

Professora do Campus Araçuaí apresenta trabalho em Conferência na França

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 11h21 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 11h23

A professora Elizabeth Moreira Gomes, do IFNMG-Campus Araçuaí, participou neste mês de setembro, em Marseille, na França, da 13ª Conferência Internacional de Representações Sociais (CIRS). Ela, que é doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou o trabalho “Mídias e representações sociais de escrita nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”. A orientação foi da professora Maria Isael Antunes Rocha.

A CIRS é um encontro bianual que reúne pesquisadores renomados do mundo inteiro, cujas pesquisas se revelam importantes na área da Psicologia Social para discussões acerca da Teoria das Representações Sociais, criada por Serge Moscovici na década de 1960. Segundo a professora Elizabeth, a Teoria das Representações Sociais apresenta um caráter multidisciplinar, tendo sido aplicada inicialmente ao campo da saúde, na busca do entendimento acerca das relações entre ciência e senso comum. “Recentemente, vem sendo aplicada à Educação, buscando compreender as maneiras a partir das quais os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem representam as ciências às quais têm acesso no desenvolvimento da vida escolar e acadêmica e como as representações que já trazem de ciência, de conhecimento e de sua cultura interferem em suas aprendizagens e formas de ensino”, explica.

Pesquisa

Em seu processo de doutoramento, Elizabeth pesquisa as representações sociais de escrita de um grupo de estudantes de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para tanto, pesquisa também como as mídias ajudam a construir as representações de escrita no mundo contemporâneo e como os estudantes, sujeitos-participantes de sua pesquisa, construíram e constroem representações de escrita e como elas interferem em seus processos de aprendizagem na Universidade.

Elizabeth ressalta que sua pesquisa envolve pelo menos três grandes áreas de conhecimento: a Educação do Campo, a Teoria das Representações Sociais e a Escrita, que se constitui como área de conhecimento no interior de estudos sobre a Linguagem. Como professora de Língua Portuguesa, ela interessa-se pelo maior entendimento acerca de processos de ensino e aprendizagem de escrita, visto que este é um grande desafio para professores de Língua Portuguesa em todo o Brasil.

Elizabeth acredita que sua pesquisa ajudará a entender como estudantes aprendem e se relacionam com a escrita científica/acadêmica, pretendendo dar conta de como ensinar estudantes a lidar com a complexidade apresentada pela escrita no momento de sua formação, quer como leitores, quer como estudantes secundaristas, em preparação para a continuidade de estudos na vida universitária, ou como estudantes de cursos técnicos e superiores que se preparam para o mundo