Portal IFNMG - IFNMG partipa de eventos integrados para dirigentes de educação profissional e tecnológica do Brasil e exterior Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG partipa de eventos integrados para dirigentes de educação profissional e tecnológica do Brasil e exterior

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 09h35 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h45

Treze represtentantes do IFNMG estarão entre os cerca de mil gestores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países que participam nesta semana, em Vitória (ES), de dois eventos que acontecem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês). Os eventos acontecem entre sexta-feira, 23, e o dia 27 de setembro.

Os gestores do IFNMG que participam dos eventos são o reitor, José Ricardo Martins da Silva; os pró-reitores Ana Alves Neta (Ensino), Rogério Mendes Murta (Pesqisa, Pós-graduação e Inovação) e Edmilson Tadeu Cassani (Administração); o diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins; a assessora de Relações Internacionais, Carla Pereira Silva; e os diretores-gerais de campus Joan Brálio Mendes Pereira Lima (Almenara), Elias Rodrigues de Oliveira Filho (Arinos), Renato Afonso Cota Silva (Montes Claros), Joaquina Aparecida Nobre Silva Gomes (Pirapora), Maria Araci Magalhães (Salinas), Júnio Jáber (Avançado Diamantina) e Fernando Barreto Rodrigues (Avançado Janaúba).

Os eventos

A realização é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). A organização é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O tema que será debatido é “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”.

Entre os principais palestrantes da Reditec e do WFCP, estão o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”, que abordará as perspectivas para a sociedade do século 21; e o britânico Robert Cowen, que é especialista em educação comparada e falará sobre a história da educação profissional no mundo. Estarão presentes ainda a premiada empresária, inovadora e inventora americana Deborah Yungner; o secretário da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec/MEC, Marcos Antônio Viegas Filho; e o fundador e diretor da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade de Steinbeis, Werner Faix.

Expectativas

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, acredita que será um momento de grandes trocas de experiência. “A Reditec é um dos maiores eventos que temos na Rede Federal, e está em sua 40ª edição. Já a WFCP é relativamente jovem, está no oitavo congresso, mas tem uma grande abrangência no mundo. Foi muito acertada a ideia de juntar esse eventos, pois permite que os estrangeiros tenham contato com a realidade dos dirigentes da nossa Rede, provomedo uma troca efetiva. Inclusive temos a mostra de Experiências Exitosas da Reditec e as Boas Práticas da WFCP acontecendo no evento”, destacou.

Denio lembrou que é uma oportunidade de os diretores-gerais terem contato com dirigentes de outros lugares do Brasil e do mundo, algo que de outra forma seria mais difícil. Outro fator que ele destaca é a visita aos campi. Os participantes puderam se inscrever para visitas prévias, que acontecem nesta quinta-feira, dia 22, aos campi Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória e ao Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância.

Acesse mais informações no site http://wfcp.ifes.edu.br/.

Acesse as redes sociais dos eventos: www.facebook.com/WFCPReditec2016 e https://twitter.com/wfcpreditec2016.

 

Fonte: www.ifes.edu.br

Fim do conteúdo da página