Portal IFNMG - Professor do IFNMG é selecionado para estudar na Espanha Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do IFNMG é selecionado para estudar na Espanha

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 17h14 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 17h27
imagem sem descrição.

O professor Agamenon Pereira Xavier, 27 anos, lotado no IFNMG-Campus Araçuaí, é natural de Claro dos Poções (MG) e conta que só conhece três lugares em todo o mundo: Minas Gerais, Bahia e Goiás. A partir de outubro, essa lista vai aumentar. Agamenon viaja para a cidade de Logroño, na Espanha, com a missão de estudar, durante três meses, a língua e a cultura espanhola. E o melhor: com tudo pago!

Agamenon é um dos oito brasileiros selecionados para o programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas 2016-2017, realizado pela Universidade de La Rioja em parceria com o Banco Santander. A bolsa inclui um valor de 1.500 € para cobrir as despesas com as passagens e os custos de manutenção durante a participação no curso. Além disso, o programa oferece o pagamento de todas as taxas acadêmicas, moradia e seguro saúde.

Informação abre portas

Curioso para saber como Agamenon descobriu essa oportunidade? Ele mesmo explica: “Fiquei sabendo por meio da divulgação da Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG (Arinter). Curti a página no Facebook e sempre fico de olho acompanhando as postagens. Um dia vi um edital com uma convocatória oferecendo oito bolsas para brasileiros e o único pré-requisito era ser aluno de graduação ou pós-graduação no Brasil”. De acordo com o edital do programa, o processo de seleção avaliou o currículo e as notas, que deveriam ser acima da média.

A assessora de Relações Internacionais do IFNMG, Carla Silva, confirma a importância de estar sempre atento às informações e manter-se preparado ao longo de toda a vida acadêmica e profissional: “A experiência do professor Agamenon reforça a ideia de que as oportunidades existem e são possíveis de serem concretizadas. Para isso, é necessário manter-se atento e disposto a participar das seleções”.

Disposição foi o que não faltou a Agamenon. Fez a inscrição, tirou o passaporte e aguardou o resultado. Na última sexta-feira, dia 22, recebeu um e-mail da Universidade de La Rioja informando que tinha sido selecionado entre mais de 35 mil inscritos em todo o Brasil. Ele embarca para a Europa no início de outubro de 2016, uma vez que o curso acontecerá entre os dias 3 de outubro e 13 de dezembro de 2016.

Uma mistura de expectativa, ansiedade e medo toma conta de Agamenon. Contudo, ele não tem dúvidas da grande oportunidade que conseguiu e dos benefícios decorrentes dessa imersão na cultura espanhola. “É muito importante como pesquisador ter uma segunda língua; lá, terei a oportunidade de aprender de forma mais profunda, já que vou estudar a língua e a cultura. Eu estou muito feliz e vejo que posso servir de espelho para meus alunos e outros jovens”, destaca o professor.

O caminho do sucesso

Para o jovem professor de física, dedicação é o segredo para alcançar projetos e concretizar sonhos. E sobre isso, ele é mestre. Agamenon foi aprovado em três vestibulares ao término do ensino médio: para geografia na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Física na Universidade Federal de Viçosa e na Faculdade do Noroeste de Minas, em Paracatu. Optou pela faculdade em Paracatu, já que foi aprovado em um curso noturno pelo Prouni e poderia trabalhar durante o dia.

Logo depois, fez pós-graduação em Docência do Ensino Superior e já começou a dar aula na faculdade onde se formou. Em 2012, concluiu o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Puc Minas (2012). Atualmente, é doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor do IFNMG, do qual se encontrado afastado para cursar o doutorado.