Portal IFNMG - Equipe do Campus Montes Claros visita o porta-aviões da Marinha do Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.

Equipe do Campus Montes Claros visita o porta-aviões da Marinha do Brasil

Publicado: Domingo, 17 de Julho de 2016, 13h12 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016, 18h43

170716 nae1

No dia 12 de julho, uma equipe do Campus Montes Claros foi recebida a bordo do porta-aviões A-12 São Paulo, da Marinha do Brasil. A equipe, composta pelo Professor Júlio César Guedes e cinco acadêmicos do bacharelado em Ciência da Computação, encontrava-se no Rio de Janeiro participando do XIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa.

A equipe foi recepcionada pelo Capitão-de-Corveta Márcio André Moreirão da Cruz, oficial de comunicação social do navio, que apresentou as dependências do porta-aviões aos alunos, explicando o funcionamento das operações de voo a bordo. A visita passou pelo deque de manutenção, elevador de vante, convés de voo, sala de controle, ponte de comando e sala dos oficiais. O Prof. Júlio César entregou ao Capitão Márcio André uma cópia do artigo "O Futuro do Porta-Aviões na Marinha do Brasil: Considerações Operacionais de Emprego e Doutrina", de autoria da equipe.

Durante toda a estada no Rio de Janeiro, a equipe foi acompanhada pelo Aspirante Allan Fernandes, aluno da Escola Naval e futuro oficial da Marinha de Guerra - designado pelo Ministério da Defesa para ser elemento de ligação com o IFNMG.

O porta-aviões A-12 São Paulo foi adquirido da França em 2000. Tem 265 metros de comprimento, pesa 32 mil toneladas, tem uma tripulação de 1.030 homens e pode transportar até 40 aeronaves, entre caças e helicópteros. É o único porta-aviões em uso por uma nação do Atlântico Sul.

170716 nae2

170716 nae3