Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária realiza 1º Fórum de Pesquisa e Extensão em Ciências Ambientais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Campus Januária realiza 1º Fórum de Pesquisa e Extensão em Ciências Ambientais

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 16h57 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 17h12
imagem sem descrição.

Na segunda-feira, 04 de julho, pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, extrativistas, educadores, representações ligadas a comunidades tradicionais, comerciantes, estudantes, servidores municipais, estaduais e do IFNMG estarão reunidos no 1º Fórum de Pesquisa e Extensão em Ciências Ambientais. 

O evento acontecerá no Campus Januária das 8h às 17h30 e contará com a presença do pesquisador e escritor belga Luc Vankrunkelsven,  que ministrará uma palestra sobre “A vida dos agricultores do cerrado com a riqueza dos frutos”. Luc também é filósofo e coordenador da organização não governamental Werwel – Agricultura Justa e Responsável, com sede em Bruxelas, Bélgica. Na ocasião, o público poderá adquirir seus livros. 

Segundo a professora Tatiana Rodrigues, a presença do pesquisador fomentará  discussões que poderão ser objeto de reflexão entre alunos, acadêmicos e comunidade, já que  Vankrunkelsven pesquisa o bioma cerrado. “Temos o objetivo de levantar as demandas da sociedade para as atividades de pesquisa e extensão no IFNMG na área das Ciências Ambientais”, informa a professora. 

Também haverá ao longo do dia, apresentação de trabalhos realizados pelo IFNMG dentro da temática Ciências Ambientais e encaminhamentos e confecção de documento norteador das atividades de pesquisa e extensão. 

No dia 05, terça-feira, Luc e um grupo de professores e pesquisadores visitarão as cavernas do Peruaçu, Lapa Bonita e o Parque Nacional do Peruaçu. Também está agendada uma  visita à comunidade de Araçá, onde a comitiva vai  conhecer uma ação de recuperação de nascentes desenvolvida em parceria com as seguintes instituições: IFNMG, WWF, Funatura e Cáritas. “Acreditamos que com esse roteiro conseguiremos mostrar um pouquinho do cerrado norte-mineiro e seu povo.

Luc está visitando diversas regiões do Brasil desde o mês de maio. O último compromisso é com o IFNMG. O pesquisador retorna para a Bélgica no dia 06 de julho. 

Fim do conteúdo da página