Portal IFNMG - Propostas de ações em comum são resultado do I Fórum Mineiro da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

Propostas de ações em comum são resultado do I Fórum Mineiro da Rede Federal

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 10h58 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2016, 14h30
imagem sem descrição.

A troca de experiências foi a essência do I Fórum Mineiro da Rede Federal, organizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Mas o encontro, realizado na semana passada em Poços de Caldas, avançou e, das discussões dos grupos temáticos, saíram encaminhamentos para ações. As propostas foram apresentadas no encerramento do Fórum, na última sexta-feira, dia 24.

O diretor de Extensão do IFNMG, professor Kleber Carvalho dos Santos, era um dos 17 integrantes da comitiva do IFNMG. Segundo ele, o resultado mais relevante das discussões do grupo de que participou foi o entendimento de que é a extensão, por meio do diálogo com a comunidade, que deve indicar as demandas de ensino, pesquisa e da própria extensão. O grupo propôs a realização de um diagnóstico das demandas regionais de cada instituição e apresentou possíveis metodologias para realizá-lo, como lançamento de edital para financiar projetos de extensão que tenham esse propósito.

Do grupo da Pesquisa, entre outras propostas, saiu a ideia de se construir um projeto básico comum de dispensa de licitação para contratação de serviços de pesquisa e desenvolvimento. Da Administração, a criação de um banco de termos de referência para contratações comum a todas as instituições. Outro exemplo foi a proposta de convênio com o governo do Estado para oferta de cursos na modalidade a distância via estrutura da Rede UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais).

Também foram apresentadas propostas e encaminhamentos dos grupos nas áreas de Ensino; Assessoria Internacional; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Institucional e Obras; Ingresso, Concurso e Vestibulares; Comunicação Social, Tecnologia da Informação; Educação no Campo, Fazenda Escola, Cooperativa e Fundações.

Sucesso

Além dos anfitriões, do IF Sul de Minas, e do IFNMG, participaram do I Fórum representantes das demais instituições mineiras da Rede Federal: os Institutos Federais de Minas Gerais, do Sudeste de Minas e do Triângulo Mineiro, além do Cefet. O sucesso do evento ficou evidente nas falas dos participantes, unânimes em reconhecer a importância do encontro, e na decisão dos reitores de levar o projeto adiante, com o II Fórum, cuja data e sede ainda serão definidas.

Saudosista, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, identificou no Fórum a oportunidade para as instituições de ensino da Rede Federal em Minas recuperarem o contato efetivo e produtivo que havia entre as antigas escolas agrotécnicas que deram origem à maioria dos instituto. “Isso é um resgate. Nós tínhamos uma relação muito boa naqueles velhos tempos”, lembrou.