Portal IFNMG - Com parceria do IFNMG, Festival de Inverno de Diamantina terá 30 dias de atrações artísticas, culturais e esportivas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Com parceria do IFNMG, Festival de Inverno de Diamantina terá 30 dias de atrações artísticas, culturais e esportivas

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 08h56 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 17h54

logo festival 3

De 28 de junho a 31 de julho, instituições públicas locais realizam o Festival de Inverno de Diamantina, que promete esquentar a cidade com uma programação artística, cultural e esportiva rica e variada. A realização é um esforço conjunto do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Museu do Diamante, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Diamantina, Prefeitura Municipal de Diamantina e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O Festival de Inverno de Diamantina tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas e culturais produzidas e realizadas em Diamantina e em outras regiões do país, além de oferecer oficinas e outras atrações, nas mais diversas linguagens: artes do corpo, artes da palavra, audiovisual, cultura popular, patrimônio material e imaterial, música, arte e ciência, cultura do esporte.

Clique aqui para acessar a programação completa do Festival.

Clique aqui para acessar a relação das oficinas de iniciação e aperfeiçoamento em Artes/Cultura. Inscrições nas oficinas podem ser feitas até o dia 3 de julho.

“Durante muitos anos a cidade foi palco de eventos dessa natureza, mas é a primeira vez que o Festival é totalmente promovido por parceiros locais. Sua realização só foi possível devido a essa união de forças”, afirma o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Walter Cardoso França Júnior. Para a realização do Festival de Inverno de Diamantina, as instituições contam ainda com o apoio do Instituto Casa da Glória - UFMG, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Participação do IFNMG

Como um dos realizadores do Festival de Inverno de Diamantina, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais marca presença também com atrações vindas de outros campi. O campus Salinas participa com os espetáculos “Enfim, Instituto Federal” e “Ditadura: Mudanças e Permanências”, realizadas por alunos dos cursos técnicos integrados. Já o campus Januária apresenta o projeto “Práticas Musicais de Conjunto”, sendo todas as apresentações no Teatro Municipal Santa Izabel.

Além das apresentações artísticas, o IFNMG oferecerá de 04 a 08 de julho os minicursos de Informática Básica e Web Design básico, no laboratório móvel de Informática. Os professores Flor Murta, João Motta e Mariana Emiliano, do campus Diamantina, integram a comissão de organização do Festival, colaborando com a construção de um novo formato na produção de um grande evento. De acordo com Mariana, coordenadora do Curso Técnico em Teatro que terá início em agosto, “essa parceria entre instituições é fundamental para criar espaços de reflexão e troca entre artistas e a comunidade local, e o IFNMG está atento às demandas que se apresentam no campo das Artes em Diamantina e região”.

Programação

Durante quase 30 dias, Diamantina será palco, tanto no centro histórico quanto nos bairros, de uma diversificada programação artística, cultural e esportiva, envolvendo apresentação de dança, espetáculos de teatro, shows, oficinas e cafés literários, workshops de música, cinema, teatro e fotografia, minicursos de design gráfico, informática e gastronomia, maratona de ciclismo e motociclismo, lançamento de livros e bate-papo com autores, mostra de filmes, exposições de artes plásticas e de fotografias.

“Dessa forma, o Festival de Inverno de Diamantina está também em consonância com as metas do Plano Nacional de Cultura, no sentido de assegurar o acesso à arte e à cultura, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, a toda comunidade diamantinense e ao enorme contingente de turistas que visitam a cidade com regularidade”, conclui o diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, professor Roberto Amaral.

Abertura

O Festival de Inverno de Diamantina será oficialmente aberto no dia 28 de junho, às 19 horas, no Anfiteatro da UFVJM - Campus I (Rua da Glória, 187 - Centro), com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas.


FESTIVAL DE INVERNO DE DIAMANTINA
28 de junho a 24 de julho
Diamantina / MG

Comunicação IFNMG – Campus Diamantina

 

Fim do conteúdo da página