Portal IFNMG - Ensino das Licenciaturas é foco de reflexão no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Ensino das Licenciaturas é foco de reflexão no IFNMG

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 10h04 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 10h04
imagem sem descrição.

O Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino promoveu nesta terça (21) e quarta-feiras (22/06), no Campus Montes Claros, o 1º encontro da comissão responsável pelo Processo de Unificação de Currículos – PROUNIC dos cursos de Licenciatura do IFNMG.

Estiveram reunidos a Pró-Reitora de Ensino, Profª Ana Alves Neta, o Diretor do Departamento de Ensino Superior (DES/PROEN), Prof. Gabriel Domingos Carvalho, a Pedagoga do DES/PROEN, Paula Francisca da Silva, todos os Coordenadores dos Cursos de Licenciatura do IFNMG e professores representantes das áreas destes cursos nos campi Januária, Montes Claros e Salinas.

Atualmente, o IFNMG oferta sete cursos de Licenciatura, sendo três no Campus Januária (Ciências Biológicas, Física e Matemática) e quatro no Campus Salinas (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química). O Campus Montes Claros, conforme consta no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, tem a intenção de ofertar o curso de Licenciatura em Química nos próximos anos.

20160622 175059 2Dentre as reflexões e discussões acerca do fortalecimento dos cursos de licenciatura no IFNMG, discutiu-se também sobre as inovações curriculares (curricularização das atividades de extensão, atividades complementares e a possibilidade de implantação de atividades a distância), estratégias de combate a retenção e evasão (Plano de Permanência e Êxito - PPE), perfil do ingresso e do egresso e adequações no currículo em atendimento às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura.

O IFNMG, assim como as demais Instituições de Ensino Superior - IES têm até 2017 para se adequar a Resolução Nº2/2015 do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Segundo o Prof. Gabriel, com um bom planejamento, as mudanças necessárias para atender às novas diretrizes são oportunidades de transformação e melhoria nos cursos de Licenciaturas, reorganizando e ajustando as matrizes curriculares de modo a comportar elementos de inovação, promovendo com qualidade a permanência e o êxito dos nossos estudantes de licenciatura.

20160622 182049 2

 

Fim do conteúdo da página