Portal IFNMG - Servidores do IFNMG participam do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, em Poços de Caldas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores do IFNMG participam do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, em Poços de Caldas

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 16h07 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2016, 14h39
imagem sem descrição.

Acontece em Poços de Caldas o 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas). A abertura oficial do evento foi realizada na quarta-feira, 22 de junho. Além de dirigentes e demais servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), prestigiaram a solenidade e as palestras do evento, realizadas no auditório do Palace Casino, cerca de 100 representantes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, (IF Sul de Minas) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

A mesa de honra esteve composta pelo reitor do IF Sul de Minas), professor Marcelo Bregagnoli; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, professor Marcelo Bender; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo; o vice-prefeito de Poços de Caldas, Nizar El Khatib; o vice-presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva; o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Kléber Gonçalves Glória; o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas, José Ricardo Martins da Silva; o reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Paulo Rogério Guimarães; o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Almeida; e o diretor de graduação do Cefet-MG, Moacir Felizardo e França Filho.

Foto mesa de honra

Abrindo os trabalhos, Marcelo Bregagnoli saudou os membros da mesa e os participantes do evento, demonstrando grande satisfação com a realização do 1º Fórum Mineiro: "que este seja o primeiro de vários encontros". Marcelo falou que Minas Gerais deve ser considerado um exemplo de como a Rede Federal pode ser bem sucedida dentro de um mesmo estado e lançou suas expectativas sobre o evento: "esperamos que, durante o evento, surjam várias discussões produtivas para que possamos levar educação pública, gratuita e de qualidade para todos. É um momento de reflexão e análise, para buscarmos uma sociedade mais justa e igualitária, beneficiando principalmente aqueles menos favorecidos. Espero que seja um momento político também, no sentido de demarcação da nossa bandeira".

Debater para avançar

O vice-presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, também acredita que o fórum abrirá oportunidade para importantes debates: “essas ações permitem que possamos discurtir possibilidades de crescimento. Acredito que, no final, teremos bons resultados. Apenas tenho a parabenizar o IF Sul de Minas pela iniciativa”.

Para o representante da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo, Minas Gerais enfrenta grandes desafios por conta de sua grande extensão territorial. O chefe de gabinete mencionou ainda que a Secretaria de Estado da Educação está à disposição da Rede: “a educação profissional e a educação básica devem ser voltadas especialmente para quem mais precisa. A Secretaria de Estado da Educação se coloca ao lado dos Institutos Federais para diminuir as injustiças e criar oportunidades para os nossos alunos”. 

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Marcelo Bender, palestrou sobre o “Panorama da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”. O gestor abordou a história, com destaque para a criação dos IFs em 2008. Enfatizou que o diferencial dos Institutos Federais está no estímulo à capacitação de seus servidores e na oferta de uma educação cidadã, com potencial inclusivo e focada na formação de pessoas criativas e empreendedoras para o mundo do trabalho.

Como ações para a rede, o presidente do Conif mencionou: a consolidação do projeto dos Institutos Federais com a garantia de transformação da Rede Federal em uma política de estado e não de governo; a construção de um planejamento estratégico para a Rede a partir do Conif; melhorar os Programas de internacionalização; e a criação de políticas consistentes para fomento da pesquisa aplicada, inovação e capacitação.

Foto 3 Poços de Caldas IFNMG

A diretora de formação profissional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Maria Estela Reis, esteve à frente da conferência sobre “Gestão Pública em Tempos de Crise”.Como desafios para as políticas públicas, a palestrante salientou que é preciso haver um maior balanceamento entre medidas econômicas e ações sociais. Outros desafios comentados foram: melhoria do gasto público; capacidade do poder público atuar com probidade e transparência e a participação da população nas políticas públicas. “O governo terá de adotar, ao mesmo tempo, ações que minorem, no curto prazo, o sofrimento das pessoas, sobretudo nas regiões mais pobres, sejam rincões ou periferias metropolitanas”, afirmou. Para a diretora de formação profissional, o que se espera de um gestor em tempos de crise é que ele seja capaz de formar equipes de forma contínua, qualificando-os para o inesperado, adequar as instituições para lidar com a incerteza e a inovação e reavaliar as políticas a partir de profundo conhecimento das realidades nacionais e à luz do contexto internacional. Sobre o 1º Fórum Mineiro da Rede Federal, elogiou o IF Sul de Minas: "o posiciamento que vem do coletivo tem mais sucesso". 

Assinatura de convênio e lançamento de livros

Durante a cerimônia de abertura, o reitor do If Sul de minas e o representante da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo, fizeram a assinatura simbólica de convênio entre o Instituto Federal e a Secretaria de Estado da Educação, que estabelece um termo de cooperação técnica e pedagógica, visando à oferta e realização de cursos semipresenciais e a distância de Formação Inicial e Continuada destinados aos servidores e alunos da rede estadual de educação de Minas Gerais.

O documento tem como objeto a oferta de oito mil vagas para o curso de Inglês do programa Idioma Sem Frontreiras, além da capacitação de gestores que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a ser ofertado em escolas que compõem as oito superintendências de educação do Sul de Minas em Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Caxambu e Campo Belo.

Após a assinatura do termo, também houve o lançamento da 2ª edição da Revista de Extensão do IF Sul de Minas e de quatro livros produzidos com recursos das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que abordam temas trabalhados por servidores do IF e colaboradores externos.

Grupos de Trabalho (GTs)

Em sua programação, o Fórum Mineiro da Rede Federal discutirá temas relevantes nos diversos setores das instituições de ensino. Para isso, nesta quinta-feira, 23 de junho, serão formados grupos de trabalho específicos para cada área, reunindo os profissionais para debater ideias, expor relatos de sucesso e discutir dificuldades no dia a dia das instituições.

Os grupos de trabalho viabilizam espaços de interação para que as instituições participantes possam compartilhar experiências e debater as dificuldades e desafios de seus setores. Após as exposições e discussões, os grupos produzirão um relatório contendo as atividades desenvolvidas ao longo do dia. O documento será apresentado durante o encerramento do Fórum, nesta sexta-feira, dia 24 de junho.

Os GTs serão divididos pelas temáticas: Ensino; Educação a Distância; Extensão; Assessoria Internacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Administração, Contabilidade, Contratos, Compras e Licitações; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Institucional e Obras; Ingresso, Concurso e Vestibulares; Comunicação Social, Tecnologia da Informação; Educação no campo, Fazenda Escola, Cooperativa e Fundações.

Texto: Daniel Aroni – Assessoria de Comunicação Campus Poços de Caldas (Adaptado)
Fotos: Ascom IF Sul de Minas

Fim do conteúdo da página