Portal IFNMG - II Mostra de Produção Científica das Licenciaturas mobilizou o Campus Januária esta semana Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 09h31 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2016, 18h26

apresentação de posters

Foi realizada na última terça-feira, dia 17, a II Mostra de Produção Científica das Licenciaturas do IFNMG-Campus Januária, coordenada pela professora Joelma de Fátima Mendes Bandeira e organizada pelos acadêmicos das licenciaturas em Matemática, Física e Ciências Biológicas. O evento teve como objetivo incentivar a pesquisa nos cursos de licenciaturas, por meio da apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de proporcionar momentos favoráveis à discussão em torno dessa temática, considerando a sua relevância para a formação de professores.

A abertura do evento contou com a apresentação musical dos alunos Jan Cândido (Matemática) e Mariane Brandão (Ciências Biológicas). Na sequência, houve a palestra “A Pesquisa nos Cursos de Licenciaturas”, ministrada pelo professor Cláudio Pinto Nunes, da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Ele falou sobre o incentivo à pesquisa, enfatizando o senso científico/ senso pesquisador do professor e seu papel como cientista da educação, além de instigar os participantes a serem produtores do conhecimento e não apenas consumidores.

Após a palestra, procedeu-se à sessão de comunicação oral das monografias nas áreas de Ciências Biológicas, Física e Matemática.

aprsentação oral
A programação continuou com palestra sobre "A Ética na Pesquisa Educacional", a cargo da professora Francely Aparecida dos Santos, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela enfatizou os cuidados que o acadêmico deve ter ao redigir um trabalho cientifico, atentando principalmente para o perigo do plágio e também para a importância da ética pessoal na realização da pesquisa.

A última parte do evento foi bastante movimentada, com a exposição dos projetos de pesquisa dos acadêmicos do 6º período por meio de pôsteres. Na oportunidade, os acadêmicos puderam expor os seus temas, discutir a respeito, ouvir sugestões e interagir com os demais participantes.

Importante ressaltar que para se inscreverem no evento os participantes tiveram que doar alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal ou fraldas geriátricas. As doações serão repassadas a asilos de Januária.

Confira mais fotos do evento.

Assessoria de Comunicação do IFNMG-Campus Januária, com colaboração da acadêmica Izabella Grégory