Portal IFNMG - IFNMG e Prefeitura assinam termo de cooperação para implantar Centro de Referência em Corinto Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2015, 11h41 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Em solenidade realizada na noite de sexta-feira (02/10) em Corinto, região central de Minas, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva e o prefeito municipal da cidade, Nilton Ferreira da Silva, acompanhados do deputado federal Reginaldo Lopes, assinaram um Termo de Cooperação para implantação do Centro de Referência do IFNMG em Corinto. O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo 11 prefeitos de cidades da região, representantes de várias instituições públicas e privadas, vereadores e secretários de diversos municípios e moradores de Corinto e região.

O Termo define as atribuições do IFNMG e da prefeitura para a oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas modalidades presencial e a distância, vinculados ao Pronatec. O documento especifica, ainda, que “havendo disponibilidade de recursos, oportunidade e conveniência, também poderão ser ofertados outros Cursos Técnicos, concomitantes ou subsequentes, Superiores ou de Pós-Graduação”. A propósito, os representantes do Instituto e da prefeitura ressaltaram durante o evento que irão batalhar para transformar o Centro de Referência em um campus do IFNMG.

Também foi assinado pelo reitor, pelo prefeito e pelo diretor-geral do IFNMG – Campus Pirapora, professor Júlio César Braga, um plano de trabalho para executar as ações educacionais do Centro de Referência em conjunto com o Campus, que será o interventor executor do plano.

Possibilidade de um futuro campus

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva ressaltou que o IFNMG avançou muito nos últimos anos com relação a campus presenciais e à oferta de educação a distância, tendo mais de 40 mil alunos matriculados em 2014, mas que continua sendo necessário alcançar ainda mais cidades e alunos, sobretudo em cidades estratégicas como Corinto, que é a entrada do Norte de Minas. “Esse é apenas o início do compromisso que temos traçado para o nosso Instituto e para a região de Corinto. O Ministério da Educação e a Setec sabem que a gente quer um campus do IFNMG aqui em Corinto, e vamos trabalhar para que isso seja realidade o mais breve possível”, disse o reitor.

O prefeito municipal de Corinto, Nilton Ferreira da Silva afirmou que o terreno de 250 hectares, da antiga fazenda da Febem, já foi doado ao IFNMG, faltando apenas alguns ajustes para a finalização da escritura. É nesse terreno que futuramente poderá ser construído o campus. “Acreditamos que muito em breve teremos instalado nosso campus. O importante é que foi cumprido o compromisso assumido com a nossa comunidade. A vinda do IFNMG é um marco na história de Corinto. Esperamos 91 anos para que esse sonho se tornasse realidade”, disse o prefeito.

O deputado federal Reginaldo Lopes reforçou que o IFNMG tem mostrado que é possível fazer mais, com mais eficiência e menos recursos. “Se o MEC liberar mais servidores e recursos, no outro dia o IFNMG abre mais vários campus, e todos muito bem estruturados”, disse o deputado, que ressaltou também que é grande batalhador pela reforma do Ensino Médio, uma reforma que garanta mais eficiência, integralidade, transversalidade e profissionalização. “O modelo atual de decoreba, conteudismo e excesso de disciplina não dialoga com os jovens. O modelo dos estados não tem profissionalização, não prepara para o mercado de trabalho. Temos que promover uma integração entre as escolas municipais e estaduais com os Institutos Federais”, concluiu.

Centro de Referência já funciona

Já no segundo semestre de 2015, o IFNMG ofertará cursos técnicos na modalidade a distância com encontros presenciais na Escola Estadual Desembargador Carneiro. Serão oferecidas cerca de 800 vagas, nos cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada (FIC) e cursos do Profuncionário. O coordenador do Centro de Referência de Corinto é o professor Willy Oliveira.

Atualmente, o IFNMG possui, além do de Corinto, mais dois Centros de Referência, o de Buritis, e o Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais (Cead).

Confira algumas fotos do evento. Veja outras no Facebook do IFNMG.

corinto

corinto2