Portal IFNMG - Professores de inglês do IFNMG podem se candidatar para curso nos Estados Unidos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2015, 15h14 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2015, 15h18

Professores de Língua Inglesa em efetivo exercício nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, nos CEFETs, nas Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e no Colégio Pedro II podem concorrer às 152 vagas disponíveis para a realização de um curso de até oito semanas com atividades acadêmicas e culturais nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College – NOVA, nos Estados Unidos.

O programa é uma iniciativa Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e em parceria com o Community College Consortium, representado pelo Northern Virginia Community College – NOVA.

Para candidatar, o professor precisa, dentre outros requisitos, ter obtido nota mínima no teste de proficiência em língua inglesa, não receber bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa. Após o retorno, o participante obrigatoriamente deverá permanecer em exercício em sua instituição de origem por, no mínimo, um ano.

O processo de seleção compreenderá Análise Documental e Análise de Mérito, Priorização e Classificação.

O primeiro grupo, de 76 participantes, tem até o dia 13 de outubro de 2015 para apresentar a candidatura, e o embarque dos selecionados para os Estados Unidos será entre 15 e 16 de janeiro de 2016. Como apoio financeiro, os professores receberão da CAPES e do SETEC mensalidade no valor de U$ 200 e auxílio-deslocamento, enquanto o NOVA providenciará, por meio de recursos transferidos pela CAPES, seguro-saúde e auxílio para alimentação e alojamento.

Dentre os objetivos do Programa, destaca-se o fortalecimento do domínio das habilidades linguísticas dos professores de língua inglesa, o compartilhamento de experiências do ensino de inglês, o estímulo ao uso de tecnologias e outras ferramentas e a proporção de experiência in loco em proficiência em língua inglesa.

Confira o cronograma completo:

cronograma nova

Clique aqui para acessar o edital e os demais documentos.