Portal IFNMG - Em Almenara, Colégio de Dirigentes debate vários pontos relevantes para o IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 09h09 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2015, 09h12

Pela primeira vez, ontem (30/06), o IFNMG-Câmpus Almenara recebeu a Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto, que teve a participação dos diretores-gerais de todos os câmpus, dos pró-reitores e dos diretores sistêmicos.

Confira, abaixo, alguns dos pontos relevantes que foram tratados nessa 45ª reunião:

Oferta de cursos da educação a distância

Segundo o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais do IFNMG, professor Antônio Carlos Soares Martins, houve um contingenciamento de recursos de capital e custeio da Rede e-Tec Brasil em 2015, mas foi mantido o mesmo montante de recursos executados em 2014 para pagamento de bolsas a colaboradores. Em função disso e do atraso na liberação da pactuação das ofertas de cursos, o Instituto terá que oferecer um número um pouco menor de cursos com relação a 2014, mas, ainda assim, deverá atender cerca de 17 mil alunos da sua área de abrangência.

Os diretores-gerais de alguns câmpus informaram sobre a situação da EaD em suas unidades, deram sugestões e realizaram ajustes para melhor dividir e pactuar as ofertas de 2015.

Experiência na educação da Finlândia

O professor do Câmpus Almenara Vico Mendes Pereira Lima (foto abaixo) apresentou aos componentes do Colégio um relato da experiência de sua viagem para a Finlândia, onde participou, durante cinco meses, do Projeto “Professores para o Futuro”. Esse projeto, realizado por uma parceria entre a União Europeia e o governo brasileiro, especificamente o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), levou 65 professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, sendo 30 em 2014 e 35 no primeiro semestre de 2015, que é o caso de Vico.

O professor ressaltou que a estrutura do ensino finlandês é bem semelhante à estabelecida pelos Institutos Federais, com ensino médio integrado, voltado à profissionalização dos alunos e com uma formação ampla e que envolve aspectos para além do ensino básico regular. Os gestores do IFNMG debateram a metodologia e formato da educação finlandesa, que se baseia em disciplinas flexíveis e transdisciplinares, autonomia dos alunos e empreendedorismo e tem o professor como facilitador. O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, destacou que as instituições de ensino precisam de fato inovar a sua metodologia de promoção do conhecimento para contribuir efetivamente com uma radical transformação do país.

Educação do campo

A professora do Câmpus Almenara Tânia Maria Mares Figueiredo apresentou a temática da Educação do Campo e falou sobre o importante papel a ser desempenhado pelo IFNMG na oferta de capacitação aos povos do campo, que muitas vezes estão marginalizados e esquecidos pelas políticas públicas de ensino. Essa discussão no âmbito do Instituto foi fortalecida após uma comitiva de 18 servidores e gestores do IFNMG participar do 1º Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Campo, realizado no IF Sul de Minas-Câmpus Inconfidentes.

A educação do campo, segundo a professora, deve ser construída, dentre outros pontos, a partir da diversidade dos sujeitos do campo e da participação das comunidades campesinas na construção do projeto político pedagógico e dos currículos dos cursos. A escola do campo deve estar socialmente referenciada na vida e luta do povo do campo, por meio, inclusive, de ações afirmativas como mapeamento social, econômico e educacional das comunidades campesinas dos municípios da área de abrangência do IFNMG em cada câmpus.

O Colégio de Dirigentes aprovou a criação de instâncias internas para fortalecer a discussão da temática e implementar a educação do campo ampla e profundamente na área de abrangência do IFNMG. Além disso, foi ressaltado que algumas ações já existem nos câmpus e que a Educação a Distância já possui projetos de formação e capacitação para moradores de assentamentos.

Horário de atendimento

Em razão da extensa pauta da reunião e pelo fato da matéria exigir uma discussão detalhada, os membros do Colégio de Dirigentes deliberaram que a minuta final da portaria normativa que pretende dispor sobre os horários de atendimento à comunidade do IFNMG – que foi elaborada após consulta pública aos servidores - será encaminhada ao procurador e, concomitantemente, cada dirigente estudará cuidadosamente o documento e encaminhará suas considerações à Secretária do Colégio e ao próprio procurador até antes do dia 14 de julho, quando haverá uma reunião ordinária do Colégio que terá a minuta como seu o único ponto de pauta.