Portal IFNMG - Unimontes conhece sistema acadêmico do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 18h09 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 18h23

DSC00036

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFNMG apresentou nesta terça-feira (28/04) à equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o Sistema Acadêmico de Gestão da Unificada (Sagu) e compartilhou sua experiência sobre a implantação do software livre de gerenciamento de instituições de ensino.

A Unimontes avalia a possibilidade de implantação de um novo sistema. Conforme elencado na reunião, o Sagu é uma opção que oferece, por exemplo, no módulo acadêmico utilizado pelo Instituto, a oferta de disciplinas de cursos de graduação e técnicos, frequência de alunos, notas, plano de ensino e histórico escolar entre outros serviços.

Quem apresentou a implantação e vivência do IFNMG com o sistema foi o coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Christopher Mota. “As vantagens do Sagu são o código aberto, o baixo custo, a aplicação web e a sua recente reformulação, além da nossa experiência no desenvolvimento do código à realidade do Instituto. Atualmente, temos mais de 13 mil alunos cadastrados”, conta.

Segundo também expôs o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Danilo Teixeira Silva, o processo de implantação do sistema foi reforçado com mais servidores focados no desenvolvimento do programa. “Estamos de portas abertas e queremos ajudar a Unimontes. Em breve vamos estreitar  a relação com a empresa criadora do Sagu, que é livre e gratuito. Se a Unimontes optar pelo Sagu, podemos firmar parcerias”, visualiza.

De acordo com o secretário-geral da Unimontes, André Vinícius Chamone Cangussu, está é a primeira visita da universidade para conhecer uma nova aplicação. “Ainda estamos avaliando a nossa demanda e realidade. Não temos nada definido, agradecemos o apoio do IFNMG em compartilhar conhecimento e experiência”, ressalta.

Além do secretário-geral, a equipe da Unimontes que visitou o Instituto foi composta pelo técnico universitário Maurício Mendes Rodrigues, pelo diretor de Tecnologia da Informação, Alcino Franco de Moura Júnior, e pelo gerente de Desenvolvimento, Diego Vinícius de Castro.

Criado em 28/04/2015