Portal IFNMG - Vitória conduzirá à(a) tocha olímpica Ir direto para menu de acessibilidade.

Vitória conduzirá à(a) tocha olímpica

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 11h48 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2016, 11h57

Victória Gomes, aluna do Campus Pirapora, venceu concurso de redação e representará o IFNMG no revezamento da tocha no próximo dia 9

O dia 9 de maio deste ano provavelmente nunca será esquecido pela jovem estudante Victória Nobre Lúcio Gomes, aluna do IFNMG-Campus Pirapora. Afinal, nesse dia, ela vai dar sua parcela de contribuição para escrever a história dos Jogos Olímpicos, ao participar do revezamento da tocha olímpica em sua passagem pela cidade. A aluna, do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, foi a vencedora do concurso realizado pelo Campus para escolher sua representante na condução da tocha.

Quando soube da oportunidade de participar desse momento, Victória não quis perder a oportunidade e reservou um tempinho na rotina corrida de provas e trabalhos para elaborar seu texto. A redação intitulada "Harmonia entre as nações: efetivadora dos valores olímpicos e da inclusão social" foi a vencedora entre as 42 inscritas por alunos dos cursos integrados do Campus Pirapora.

O tema proposto para a redação estava relacionado aos valores olímpicos e à inclusão social por meio dos Jogos Paralímpicos, como explica a estudante. “Procurei ressaltar que as Olimpíadas e as Paraolimpíadas possuem um enorme potencial de trazer benefícios ao nosso país e ao mundo, por meio da paz, do nacionalismo e da união”, conta. Na opinião de Victória, tudo isso depende diretamente da difusão dos valores olímpicos, como excelência, igualdade, respeito, superação e  determinação. Valores que, segundo ela, devem continuar valendo mesmo após o período de realização dos jogos.

Quando o assunto é o esporte, Victória admite que não é tão ligada a essa prática. “Estou naquela equipe da torcida”, brinca a estudante. “Bem, a minha relação com o esporte é de forte admiração, a garra e união dos atletas me enchem os olhos. Não sou esportista, mas adoro esporte!”

Percurso da tocha

O concurso de que Victória participou foi organizado pelo Campus Pirapora para atender à solicitação do Comitê Olímpico, que decidiu que alunos de escolas públicas estarão entre os condutores que se revezarão na condução da tocha. Para escolha da escola de nível médio que representaria cada município ao longo do percurso, foram considerados os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2014, usados na divulgação por escola. Foram selecionados, também, dois alunos de ensino fundamental por município.

A tocha olímpica vai percorrer 335 municípios de todos os estados brasileiros, sendo 34 em Minas Gerais, iniciando na próxima terça-feira, dia 3 de maio, até 4 de agosto. O revezamento da tocha, um dos maiores símbolos dos jogos, faz parte do rito de abertura das Olimpíadas Rio 2016.

Considerado o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas acontecerão de 5 a 21 de agosto, com a participação de mais de 10.500 atletas de 206 países. Será a primeira vez que um país da América do Sul sediará o evento. Na sequência, de 7 a 18 de setembro, acontecerá, também no Rio de Janeiro, os Jogos Paralímpicos.

Fotos: Elson de Oliveira / IFNMG-Campus Pirapora