Portal IFNMG - Acadêmicos da Engenharia Química são premiados em Feira de Ciências da UFMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Acadêmicos da Engenharia Química são premiados em Feira de Ciências da UFMG

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h38 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h38

301017 ufmg1

Acadêmicos da Engenharia Química do Campus Montes Claros participaram, entre os dias 16 e 19 de outubro, da VI Feira de Ciências do Norte Minas Gerais, promovida anualmente pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais - ICA/UFMG. O evento selecionou 20 trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica, Superior e Cursos Técnicos, de instituições públicas e privadas.

Neste ano, houve destaque para a matemática. A escolha do tema “A matemática está em tudo” foi devido à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que adotou este ano a ciência para as discussões. Além disso, os anos de 2017 e 2018 foram definidos para constituir o período do Biênio da Matemática no Brasil.

Com o intuito de atribuir o mérito aos trabalhos que conseguiram destacar o assunto proposto, o ICA/UFMG avaliou todas as pesquisas, e ao final dos três dias, realizou-se a premiação para o 1º lugar de cada categoria. Os alunos Isabelle Santos Andrade, João Paulo Fernandes, Josemara Fagundes, Lívia Mayra Andrade, Maria Eduarda Mendes, Pedro Andrade, Renan Zuba e Vitor Soares, orientados pela professora M.Sc. Cláudia Aparecida Fernandes, ficaram com o 1º lugar na categoria do ensino superior com o trabalho intitulado “A matemática envolvida na construção de um braço mecânico hidráulico”.

O trabalho desenvolvido pela equipe foi inspirado na aplicação da mecânica dos fluidos nas máquinas industriais, a partir do desenvolvimento de um braço mecânico hidráulico. O protótipo contém seringas em sua constituição e dentro das mesmas se encontra um fluido que faz a transferência de forças. A justificativa matemática encontra-se no Princípio de Pascal, aplicado em sistemas hidráulicos na indústria automobilística. O protótipo foi simulado pelo software GeoGebra, associando a movimentação do mesmo de acordo com a utilização de cada uma das seringas, possibilitando a visualização espacial, com foco no fomento ao aprendizado matemático para alunos visitantes da feira.

301017 ufmg2

301017 ufmg3