Portal IFNMG - Capacitação sobre modelos pedagógicos inovadores leva professora do IFNMG Campus Januária à Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 10h28 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2016, 11h09

iza na filandia

A professora Iza Cotrim, aprovada na seleção nacional para participar do programa de capacitação “Professores para o Futuro III”, iniciou na primeira semana do mês de abril, suas atividades na Finlândia, norte da Europa.

Iza passará três meses na cidade de Tampere, onde juntamente com outros 23 brasileiros, terá a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema educacional Finlandês, um dos mais renomados do mundo, aprender sobre modelos pedagógicos inovadores e trazer essa experiência para o Brasil, quando implementará o projeto elaborado na Finlândia.

11034422 1081331588553599 4002203491697674133 o

Todos os participantes são professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT) e as atividades são realizadas na Tampere University of Applied Sciences – TAMK. Outros 24 professores também participam do Programa, no município de Hämeenlinna, também na Finlândia.

Segundo Iza, a sua proposta tem como objetivo geral, investigar e desenvolver estratégias para elaboração e implementação de projetos pedagógicos de Educação Profissional no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, especialmente para o ensino integrado nas modalidades regular e EJA, que considerem a análise do setor produtivo e a aplicação de modelos pedagógicos inovadores, pautados pelo ensino problematizador, integrado e significativo.

Iza nos conta que os Finlandeses são bastante receptivos e carismáticos, e que para além do conhecimento técnico, aprender sobre a cultura Finlandesa será muito importante para subsidiar a reflexão sobre o sistema educacional brasileiro. Ela está bastante empolgada e pretende apresentar essa experiência posteriormente para servidores e alunos do IFNMG.