Portal IFNMG - Oportunidades internacionais para alunos do ensino médio; jovem embaixadora fala sobre sua experiência nos EUA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 17h00 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 10h22
imagem sem descrição.

As férias estão se aproximando, mas há uma tarefa de casa para todos os estudantes do ensino médio do IFNMG: inscrever-se no Programa Jovens Embaixadores 2017 e fazer a inscrição para concorrer a uma bolsa de estudos nos Unites World Colleges (UWC).

Segundo a assessora de Relações Internacionais do IFNMG, Carla Silva, esses programas são importantes para ampliar a visão de mundo dos alunos, promovendo a troca de experiências culturais e a aquisição de conhecimentos. “Embora sejam oportunidades externas ao Instituto, são programas de intituições conceituadas e tradicionais”, destaca Carla Silva.

A tutora de inglês do Curso E-tec Idiomas do IFNMG Stéphanie Toledo é uma jovem embaixadora. Stéphanie é testemunha de que não é impossível conseguir uma oportunidade dessa, basta se preparar para atender aos requisitos exigidos pelo programa. A tutora não esconde a satisfação por ter vivido essa experiência: “O programa é transformador, porque você se motiva a ser um agente social em sua comunidade”.

A bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia (Fapemig) do IFNMG, Gabriella Fonseca Dias, já teve uma experiência internacional. Para Gabriella, além do aprendizado e troca de conhecimentos, existe a importância em estar inserido no mundo globalizado buscando fazer parte dessa interação global. “Assim, estaremos preparados para desenvolver projetos, adquirir novos conhecimentos, inclusive em âmbito mundial. O mundo globalizado busca por alunos e profissionais que não apenas sejam cidadãos, mas que sejam cidadãos globais, com uma visão macro para otimizar tudo aquilo que uma experiência internacional proporciona”, argumenta a bolsista.

Confira o vídeo em que Stéphanie fala sobre sua experiência quando conseguiu ser selecionada no programa “Jovens Embaixadoras” para passar três semanas nos Estados Unidos. Veja abaixo:

Saiba mais

Para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017, é necessário ter entre 15 e 18 até o dia 05 de fevereiro de 2017 e cursar o ensino médio na rede pública. Além disso, o regulamento exige que o candidadato tenha excelente desempenho escolar, um bom domínio do inglês, não tenha viajado para os Estados Unidos, tenha um bom relacionamento com escola e comunidade e tenha realizado trabalho voluntário por pelo menos um ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto.

O processo seletivo dos United World Colleges (UWC) oferece bolsas parciais e integrais a jovens que tenham de 15 a 18 anos e que estejam no primeiro ou no segundo ano do ensino médio. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de agosto. Até o dia 5 de agosto, a taxa de inscrição é de R$ 60. Depois dessa data, o valor é de R$ 90. O UWC valoriza candidatos que apresentem maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas. Ter um bom desempenho escolar é fundamental. Diferente do Programa Jovens Embaixadores, no processo seletivo do UWC, não é preciso saber falar inglês.

A bolsista Gabriella ainda alerta que os interessados em se inscrever nesses e em outros processos precisam ficar atentos às datas do encerramento de cada oportunidade e aos pré-requisitos. Para quem não atende às exigências desses regulamentos, Gabriella informa: “A todo momento surgem novas oportunidades na área internacional, pois, com a globalização, existe um interesse cada vez maior em promover a educação internacional. O intuito é proporcionar novas experiências e aprendizado para todos envolvidos nesse processo”.

Acesse os sites e faça sua inscrição:

- Programa Jovens Embaixadores

- United World Colleges (UWC)