Portal IFNMG - GT4: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos de Licenciatura) Ir direto para menu de acessibilidade.

Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 20h17
DESCRIÇÃO

ESTRUTURA METODOLÓGICA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

GT4: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos de Licenciatura)

1 – Revisar os PPC’s dos Cursos de Licenciatura, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª. Maria Aparecida Colares

Coordenador: Prof.ª Wânia Silvinha

Relator: Profª. Ivy Monteiro

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

Motivador: Maria Aparecida Colares Mendes

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1942007029822952

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1986), Especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela PUC/MG, Especialização em Psicopedagogia pela Unimontes, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou diretamente na implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de 2009 a 2013. Atualmente é professora de ensino técnico e tecnológico do IFNMG, no Campus Montes Claros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, Metodologia Científica, Metodologia do Ensino Superior e Formação Docente. Participa do Laboratório de ensino da educação do Campo no Semiárido norte mineiro - parceria Unimontes/IFNMG Campus Montes Claros, responsável pela linha - Educação do Campo: cidadania e emancipação. Atualmente estou atuando no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - CEAD/IFNMG, coordenando o curso de pós-graduação Lato sensu Docência em Educação Profissional e Tecnológica. Presidente do Comitê de Educação do Campo do IFNMG.