Portal IFNMG - GT6: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Bacharelado) Ir direto para menu de acessibilidade.

Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 20h17

DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO

ESTRUTURA METODOLÓGICA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

GT6: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Bacharelado)

1 – Revisar os PPC’s dos Cursos Bacharelado, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª Hellen Vivian

Coordenador: Prof.º Adriano Antunes

Relator: Profº Guilherme Mendes

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

Motivador: Hellen Vivian Moreira dos Anjos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1683152287386798

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e é mestra em Educação com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Brasília - UnB.
Atuou de 2009 à 2014 no IFNMG - Campus Salinas como professora de Didática e Fundamentos da Educação nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, onde participou da elaboração dos primeiros projetos pedagógicos desses cursos. Atuou como Diretora do Departamento de Ensino neste campus, onde teve a oportunidade de repensar os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado, trazendo a discussão de integração também para esses cursos. Foi bolsista Capes durante quatro anos de um projeto inovador da UFMG em parceria com o IFNMG - Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: organização dos IF's, políticas para o trabalho docente, permanência/evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho, onde foi uma das responsáveis no Norte de Minas por fazer todo o levantamento de dados de evasão no IFNMG, coordenando uma equipe de vários acadêmicos bolsistas. Foi membro da comissão responsável em fazer o primeiro diagnóstico sobre evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas em 2013.
Atualmente é professora no Campus Avançado Janaúba e atua, principalmente, nas áreas de Formação Docente, Educação Profissional e Técnica, Ensino Médio Integrado, Filosofia e Sociologia.