Portal IFNMG - Técnico em Serviços Públicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Técnico em Serviços Públicos

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 11h01

Objetivo geral do curso:

Este curso tem como finalidade formar profissionais com capacidade técnica, senso crítico e responsabilidade social e que estejam aptos a atuar na Administração Pública, além de cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e atividades assemelhadas de interesse da comunidade.

Perfil profissional do egresso:

O profissional formado no curso técnico em Serviços Públicos será habilitado para atuar em instituições da administração pública, sendo estimulado a praticar boa relação social, com sensibilidade para entender as diferenças socioeconômicas, culturais, raciais e de costumes, bem como conduzir suas ações com postura ética e ter visão holística do processo político-administrativo.

O profissional será qualificado para entender as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle, bem como identificar e relacionar fluxo de informações e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico. Ele deverá também compreender e executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, as finanças e atendimento ao público. O técnico em Serviços Públicos deverá ter conhecimento dos procedimentos relacionados a cerimonial público, garantindo o respeito à legislação federal respectiva e assegurando a uniformidade de tratamento às autoridades nos diversos eventos realizados pelas instituições públicas.

O profissional será habilitado a atuar com meios que viabilizem a participação social, possibilitando aos diferentes atores sociais não apenas contribuírem no diagnóstico de suas necessidades, como também na identificação de prioridades, definição das estratégias, execução e avaliação.

Por fim, o técnico em Serviços Públicos deverá conhecer a estrutura hierárquica dos Setores Públicos, as fontes e aplicação de recursos da administração pública e também ter noção da legislação referente ao setor público.
Assim, o curso preparará técnicos habilitados aptos a atuarem em instituições da administração pública, bem como propiciará condições para qualificação daqueles que já desenvolvem atividades no setor público.

O técnico em Serviços Públicos deverá possuir as seguintes competências:

• Executar serviços nas áreas de recursos humanos, patrimônio, logística, sistemas de informações, tributos, finanças;
• Realizar atendimento ao público;
• Fornecer e receber informações sobre bens e serviços;
• Organizar e manusear documentos variados;
• Executar serviços gerais de malotes;
• Organizar e executar eventos promovidos pelo poder público, atentando-se para as leis federais de cerimonial público;
• Executar procedimentos que promovam a participação social;
• Preparar relatórios e planilhas;
• Atuar na área de compras e licitações;
• Assessorar políticos e gestores públicos;
• Aplicar os processos de comunicações formais utilizados pela administração pública.

Possibilidades(áreas) de atuação:

Os egressos do curso Técnico em Serviços Públicos poderão atuar nos departamentos e secretarias das Prefeituras Municipais, nos órgãos Estaduais e Federais. Assim, os egressos do curso estarão aptos a atuar nas atividades como algumas relacionadas a seguir nas áreas: administrativas, econômica, fiscal e tributária, controle interno, recursos humanos, saúde, conselhos, e outras áreas da administração públicas.


Identificação do curso técnico em Serviços Públicos

Nome do curso: Técnico em Serviços Públicos

Habilitação: Técnico em Serviços Públicos

Nível: Técnico

Eixo tecnológico: Gestão e Negócios

Modalidade: Subsequente/concomitante na modalidade educação a distância

Locais de oferta(polos): Campus do IFNMG

Forma de ingresso: Aprovação no processo seletivo, conforme calendário estabelecido.

Requisito de acesso: Apresentação do certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Turno de oferta: Noturno

Duração do curso: dois anos

Carga horária total do curso: 960 horas

Regime letivo: O Curso Técnico em Serviços Públicos foi estruturado em quatro módulos que totalizam 24 Componentes Curriculares. É necessário que o aluno realize o Componente Curricular de Metodologia em EaD para que inicie o curso,podendo assim entrar no início de qualquer módulo, desde que tenha sido aprovado por frequência.


Acesse aqui a matriz curricular do curso.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página