Portal IFNMG - Curso de Graduação em Ciência da Computação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso de Graduação em Ciência da Computação

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2012, 11h04 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 12h23

logo-computacao-IFNMG 640x160

Selo nota MECA Computação, que pode ser definida como a solução algorítmica de um problema, tem dado fundamental contribuição, ao longo dos anos, para os avanços científicos em todas as áreas do conhecimento e, consequentemente, para toda a sociedade. Assim, ela pode ser considerada uma área transversal, pois a informatização das atividades, sejam elas acadêmicas ou profissionais, está cada vez mais presente no dia-a-dia do ser humano. Praticamente todas as áreas do conhecimento humano passam hoje, direta ou indiretamente, pelo suporte da Computação.

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo básico formar recursos humanos com sólidos fundamentos em Computação, Matemática, Resolução de Problemas Computacionais e criação de Sistemas Computacionais, além da formação tecnológica, complementar e humanística, com vistas às necessidades da sociedade, produzindo e aplicando tecnologias para uma melhor qualidade de vida da população.

O Bacharel em Ciência da Computação formado pelo IFNMG – Campus Montes Claros possui sólida base de conhecimentos para enfrentar as constantes modificações tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo da área da Ciência da Computação. Profissionalmente, poderá atuar em desenvolvimento de sistemas computacionais (software); projetar e construir modelos computacionais, com base científica, para solução de problemas gerais ou específicos; projetar e implementar sistemas complexos de alta qualidade, de aplicação geral ou específica, os quais requerem soluções computacionais complexas através de algoritmos; poderá atuar em gerência de centros de Tecnologia da Informação e Comunicação; estará capacitado para o desenvolvimento de linguagens de programação e sistemas básicos; poderá prestar assessoria à tomada de decisão; estará capacitado a trabalhar na implantação e gerenciamento de sistemas de redes. Em termos gerais, poderá atuar profissionalmente em quaisquer atividades afins e correlatas a Ciência da Computação.

O conjunto de disciplinas cursadas pelo aluno tem por objetivo formar sua capacidade crítica e intelectual preparando-o para a diversidade de situações que encontrará no mundo profissional. O conteúdo teórico das disciplinas das Ciências Básicas capacita-o para a abstração, modelagem e raciocínio lógico. As disciplinas de Fundamentos da Computação prepara-o com toda a fundamentação teórica necessária para compreender e promover as mudanças tecnológicas causadas pelo dinamismo da área. As disciplinas de Tecnologia prepara-o fornecendo-lhe os conhecimentos atuais da área, embasados nos avanços tecnológicos e fornecendo-lhe uma perspectiva do futuro imediato. As disciplinas de Contexto Social e Profissional visa subsidiar a discussão e compreensão da dimensão humana em Ciência da Computação, fornecendo o conhecimento sociocultural e organizacional, além de propiciar uma visão humanística das questões sociais e profissionais, em consonância com os princípios da ética em computação. Disciplinas optativas possibilitam uma visão atual das diversas aplicações da tecnologia da informação no meio empresarial. As atividades complementares visam ampliar o currículo pleno do curso, possibilitando aos alunos o aprofundamento temático e interdisciplinar, mediante a realização de atividades e práticas extracurriculares, estudos independentes, participação em eventos, pesquisas e atividades de promoção da cidadania.

O egresso do curso de Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros estará apto ainda a prosseguir os estudos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) em Ciência da Computação ou áreas correlatas e dedicar-se à pesquisa visando a carreira acadêmico/científica.

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:

Nome do curso: Ciência da Computação
Modalidade: Bacharelado
Ano de implantação: 2013
Habilitação: Bacharel em Ciência da Computação
Local de oferta: IFNMG - Campus Montes Claros
Turno de funcionamento: Diurno Integral
Forma de ingresso: Vestibular e SISU
Requisitos de acesso: Ensino Médio Completo
Número de vagas oferecidas: 40 vagas
Periodicidade de oferta: Anual
Duração do curso: Mínimo de quatro anos e máximo de seis anos
Carga horária total: 3280 horas

Coordenador do Curso: Prof. Danilo Teixeira Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (38) 2103-4141

Documentos:

pdf Atividades Complementares

pdf Matriz Curricular

pdf Trabalho de Conclusão de Curso

pdf Projeto Pedagógico de Curso

pdf Horários - 1º semestre 2020

pdf Horário do Laboratório 1 do Prédio 2

pdf Horário de Atendimento do Coordenador

pdfPortaria de Nomeação do Coordenador

pdf Portaria de Nomeação do NDE

pdf Portaria de Nomeação do Colegiado 2014, 2015, 2016 e 2017.

pdf Organização Curricular

pdf Infraestrutura física utilizada pelo curso

pdf Regulamento de TCC

pdf Disciplinas por Professor

pdf Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos da Área de Computação 

Fim do conteúdo da página