Portal IFNMG - Técnico em Agroindústria - Integrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Agroindústria - Integrado

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Quinta, 06 de Maio de 2021, 14h49

Técnico em Agroindústria - Integrado

A formação técnica profissional é direcionada a tecnologia e processamento de leite, carnes e pescados, produtos vegetais, grãos e cereais, além de controle de qualidade, gestão agroindustrial, legislação industrial e ambiental, nutrição humana e métodos de conservação.

- Nome do curso: Técnico em Agroindustria Integrado ao Ensino Médio
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Técnico - Integrado ao Ensino Médio
- Habilitação: Técnico em Agroindustria
- Ano de implantação: 1997
- Ato de autorização: Portaria nº 94, de 03 de dezembro de 1999
- Total de vagas ofertadas anualmente: 70 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 35 vagas
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 100% Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 3 anos

- Perfil do egresso

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (disponível em: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/) o técnico em Agroindústria deverá operacionalizar o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxiliar e atuar na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atuar em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Acompanhar o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria. Implementar e gerenciar sistemas de controle de qualidade. Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

Neste sentido, o Técnico em Agroindústria tem as seguintes atribuições:

- Identificar atividades promissoras da agroindústria que podem implementadas em determinada área de interesse por meio da análise das características econômicas, sociais e ambientais da região.

- Proceder a aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria-prima e dos produtos agroindustriais;

- Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita;

- Elaborar, aplicar e monitorar programas higiênicos e sanitários na produção agroindustrial;

- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agroindustrial;

- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de produtos;

- Projetar e aplicar inovações nos processos de desenvolvimento, monitoramento e gestão de empreendimentos.

- Elaborar relatórios e projetos de impacto ambiental.

- Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.

- Dar suporte técnico na elaboração e execução de projetos agroindustriais.

- Atuar na aquisição, instalação e aquisição de equipamentos da agroindústria

- Utilizar os recursos naturais de forma auto-sustentada. - Aplicar a legislação pertinente na produção de alimentos industrializados.

- Auxiliar os produtores agroindustriais no desenvolvimento de cooperativas.

- Conscientizar, informar e preparar os produtores agroindustriais para o uso de novas tecnologias nas agroindústrias.

O profissional técnico formado pelo IFNMG- Campus Salinas, além das atribuições técnicas definidas no seu curso, desenvolverá competências que o levem a:

• Desenvolver as capacidades crítica, autônoma, criativa, cooperativa e solidária, utilizando-se de princípios éticos e de cidadania, enfatizando o espírito da investigação e da pesquisa científica;

• Manter-se atualizado com relação às tendências da área e atuar frente às situações com flexibilidade, enfrentando desafios, buscando inovações e propondo soluções.

O Técnico em Agroindústria tem como campo de atuação indústrias de alimentos, laboratórios de controle de qualidade de matérias-primas e produtos alimentícios, inspeção sanitária de alimentos, cooperativas, associações, instituições de ensino agropecuário e consultoria técnica e treinamento na área de agroindústria.

PDF [06/05/2021] Projeto Pedagógico do Curso – PPC

PDF [06/05/2021] Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso